12/16/2017/ Houldine Nascimento
Meninos do Coque apresentam cantata natalina “Celebrando Jesus”
Montagem conta o nascimento de Cristo utilizando ritmos da música popular brasileira; Museu Cais do Sertão, no Recife, sediou a primeira de uma série de apresentações deste fim de ano.

A Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque deu início a uma série de cantatas natalinas na tarde da última sexta-feira (15), no Museu Cais do Sertão, no Recife. O projeto apresenta nesta temporada o espetáculo “Celebrando Jesus”, que realiza uma releitura do nascimento de Cristo dentro da tradição da música folclórica e popular brasileira. Com música de Ana Luiza de Geus e letra de Ismael Scheffler, a produção envolve 60 alunos de 08 a 13 anos de idade no coral, além de quatro solistas, todos coordenados pela professora de Teoria Musical da Orquestra, Amilca Aniceto.
A montagem trouxe oito cenas com duração aproximada de 45 minutos: "Ele chegou", "Vem que vem, vem!", "Foi assim", "Ô Aleluia", "As boas novas", "Caminho da estrela", "Deus, o mundo amou" e "Natal todo dia”. O acompanhamento instrumental ficou a cargo do Núcleo Popular, grupo representativo da OCC liderado pelo professor Manassés Bispo. A cantata também concluiu a primeira edição do projeto “Som Cidadão”, uma parceria entre a Empetur e a Orquestra Criança Cidadã que levou música de forma itinerante a diversas cidades de Pernambuco.
O espetáculo deste ano começou a ser ensaiado no último mês de agosto. Segundo a professora Amilca Aniceto, a adoção de ritmos nacionais é uma tentativa de aproximar a cantata do público. “Este ano, apesar de ser um musical tradicional, a cantata inteira está caracterizada por ritmos brasileiros. Tem forró, baião, samba, axé. Então, é bem mais rica sob este aspecto. Todas as narrações são feitas em prosa e verso. Isso tudo aproxima as pessoas do musical”, comenta.
Um grupo de estudantes da Escola Municipal Professor Costa Pinto, de Jaboatão dos Guararapes, assistiu à cantata. O professor Gutembergue Silva, que faz parte do corpo docente da unidade de ensino, se encantou com o que viu. “[A cantata] foi bastante boa porque une a apresentação das cantatas de Natal a que estamos acostumados com essa coisa regional, essas músicas que lembram toda a história que a gente encontra no Cais do Sertão. Foi uma grata surpresa também porque nunca tinha acompanhado a apresentação da Orquestra junto a um coral”, realça.
Novas apresentações da cantata natalina “Celebrando Jesus” ocorrem na próxima semana nos seguintes locais: Colégio Motivo de Casa Forte (19), Caixa Cultural Recife (20), Colégio Motivo de Boa Viagem (21) e sede da Orquestra Criança Cidadã, no Coque (23).