08/06/2018/ Houldine Nascimento
Representante da Conferência Episcopal Italiana conhece sede da OCC no Recife
Dom Fernando Di Mauro é o responsável pelas ações beneficentes da CEI -- instituição ligada à Igreja Católica -- no Terceiro Mundo

Responsável pelo Serviço de Intervenções Caritativas em favor dos países de Terceiro Mundo na Conferência Episcopal Italiana (CEI), o monsenhor Leonardo Di Mauro conheceu o Núcleo do Coque nesta sexta-feira (8). Ele foi recepcionado pelo coordenador da OCC, João Targino. A visita também contou com a presença do presidente da Comunidade Católica Obra de Maria, Gilberto Barbosa, e do vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, padre Luciano Brito.
Na ocasião, Dom Leonardo conheceu as instalações do projeto, como a Escola de Luthier e Archetier da Orquestra Criança Cidadã, pioneira no Nordeste. Para receber novos alunos, aumentar a produção de instrumentos de corda e oferecer curso técnico, a luteria da OCC necessita passar por uma ampliação.
O representante da CEI explicou de que forma a instituição pretende auxiliar a Orquestra na construção de uma nova Luteria. "Seria dando um apoio econômico. A Conferência Episcopal Italiana, através de sua comissão, tem financiado projetos de países do Terceiro Mundo. Este é um projeto social e cultural e esperamos poder dar uma mão financeira."
Ao final da visita, a Orquestra Jovem -- principal grupo representativo da OCC -- preparou um concerto sob a regência do maestro Nilson Galvão Jr. A apresentação trouxe as músicas "Caruso", "My way", "Aquarela do Brasil", "Asa branca" e "Último dia". "Estou comovido e admirado pelo trabalho da Orquestra", completou o monsenhor Di Mauro, que foi assessorado pela irmã Antonieta Papa, responsável pela tradução.
SOBRE A CEI - A Conferência Episcopal Italiana (CEI) é uma instituição vinculada à Igreja Católica e conhecida por apoiar vários projetos sociais pelo mundo. Hoje, a CEI é um das conferências episcopais mais importantes pela proximidade com o Papa Francisco.