02/07/2018/ Assessoria de Comunicação
Orquestra Criança Cidadã apresenta-se pela primeira vez na Argentina
Alunos do projeto, regidos pelo maestro Nilson Galvão Jr., participarão de quatro concertos em solo portenho
Entre os dias 7 e 12 de julho, a Orquestra Criança Cidadã realiza uma série de quatro concertos em Buenos Aires, com uma variada programação musical pensada para a primeira apresentação do projeto sociomusical recifense em solo argentino. As apresentações acontecerão na Catedral Metropolitana de Buenos Aires, no Centro Cultural Kirchner, na casa de espetáculos Luna Park e na Sinagoga da Congregação Israelita Argentina. O repertório completo dos concertos será disponibilizado em hotsite que irá ao ar até o final desta semana.
O convite para a OCC veio do coordenador nacional da Renovação Carismática Católica Argentina, Pino Scafuro. A RCC organiza tradicionalmente um encontro anual, que, em 2018, acontecerá no Luna Park Stadium no dia da independência argentina: 9 de julho. Segundo Pino, o evento terá como tema “a inspiração como força extraordinária para promover mudanças transcendentes na comunidade”.
“O encontro contará com vários exemplos de pessoas que sentiram uma inspiração, acreditaram nela e a concretizaram, e assim mudar o mundo a sua volta”, explica o coordenador da RCC, que conheceu a OCC em uma passagem pela capital pernambucana.
“Me parece um magnífico exemplo de inspiração sobrenatural, que liberou o talento escondido de tantos jovens, que despertaram de suas grandes carências acreditando que seus sonhos eram possíveis. Eu os conheci no Recife, dizendo-me: "Temos um sonho: tocar em Roma para o Papa Francisco", e o sonho se realizou!”, completa.
Foi também de Pino a ideia do Concerto pela Paz, onde serão tocadas três obras na sinagoga mais importante da Argentina: uma de compositor cristão, uma de judeu e outra de muçulmano, indicadas pelo maestro da Orquestra Criança Cidadã, Nilson Galvão Jr. O concerto tem como objetivo evidenciar a tolerância religiosa entre fiéis de diferentes credos.
VIAGENS - Primeira orquestra de projeto social brasileira a se apresentar para um papa, em 2014; a se apresentar na sede da ONU, em Nova Iorque, na cerimônia oficial de 70 anos do Unicef, em dezembro de 2016; e a fazer turnê em um país sulamericano, além de ter sido a primeira orquestra brasileira a gravar um DVD na Itália, o álbum Concertos de Bach para violino e orquestra por Orquestra Criança Cidadã e Yoko Kubo, em novembro de 2015.
O segredo do pioneirismo da Orquestra Criança Cidadã está na mensagem de cidadania que carrega em seu nome. Criada no ano de 2006 por iniciativa do juiz João José Rocha Targino, ao lado do maestro Cussy de Almeida, a OCC surgiu como um projeto da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), fundada para resgatar a cidadania de moradores de rua que perambulavam na Rua do Imperador, ao lado do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
ATUAÇÃO - O Projeto Criança Cidadã, idealizado pelo falecido desembargador Nildo Nery dos Santos (1934-2018) quando era presidente do TJPE, entre 2000 e 2002, desvinculou-se do tribunal e deu origem à Associação, em 2003. Até hoje atuante na área de esportes, a ABCC decidiu investir na arte e na cultura, e viu na comunidade do Coque, no entorno do maior fórum da capital pernambucana, o terreno fértil para descobrir talentos e formar cidadãos.
Hoje, a OCC possui três núcleos -- nas cidades do Recife, Ipojuca e Igarassu -- e atende a 360 crianças e adolescentes, de 07 a 21 anos. O aluno de maior sucesso do projeto é o contrabaixista Antonino Tertuliano, aprovado em concurso da Orquestra Sinfônica de Goiânia em 2013 e selecionado para estudar na Escola de Música Buchmann-Mehta, na cidade de Tel Aviv (Israel), em 2016, onde mora atualmente. A escola tem como presidente honorário o célebre maestro indiano Zubin Mehta.
A Orquestra Criança Cidadã é um projeto realizado pela Associação Beneficente Criança Cidadã, com incentivo do Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet e patrocínio máster da Prefeitura do Ipojuca (Núcleo do Ipojuca) e da Caixa Econômica Federal, Governo Federal (Núcleo do Coque).
A viagem da Orquestra Criança Cidadã à Argentina tem apoio da Assembleia Legislativa de Pernambuco e da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) do Governo de Pernambuco.