11/07/2018/ Houldine Nascimento
Alunos do Núcleo do Ipojuca visitam Teatro de Santa Isabel
Na ocasião, eles participaram de um teatro-jogo e conheceram a história do local. Iniciativa contempla o PEA-Unesco 2018.
Alunos do Núcleo do Ipojuca visitaram o Teatro de Santa Isabel na tarde dessa terça-feira (10). Eles puderam conhecer um pouco da história do local – considerado um Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1949 – através de um teatro-jogo, montado com a participação do público. Na ação, atores interpretaram personagens importantes que fizeram parte do cenário artístico pernambucano.
Todos os personagens são fantasmas que guiam a plateia numa viagem no tempo, acompanhando momentos marcantes do Santa Isabel, como em 1869, quando o teatro passou por um incêndio e quase foi destruído. No teatro-jogo, os visitantes foram divididos em três equipes. Um dos grupos ficou encarregado de arrecadar fundos para a reconstrução do teatro, outro de ajudar o arquiteto na restauração e o terceiro de montar um espetáculo para a reinauguração.
A aluna de violino Elayne Akla, 16, gostou da experiência. “Eu achei legal e, como não vou com frequência ao teatro, é sempre bom ver as novidades, o que está acontecendo”, comenta. A pedagoga da OCC Kelly Souza Leão ressaltou a importância da visita. “Espetacular. Foi muito bom conhecer mais sobre este monumento, a cultura da nossa cidade. E tem a ver com o que a OCC prega, a questão da cidadania e da cultura”, destaca.
A presença de alunos da Orquestra Criança Cidadã no Teatro de Santa Isabel atende à proposta do Programa de Escolas Associadas da Unesco (PEA) em 2018, que traz "Patrimônio Material e Imaterial" como um dos temas. A OCC mantém uma parceria com a Unesco desde 2015. Na próxima terça (17), é a vez de alunos do Núcleo do Coque visitarem o teatro.