26/03/2018/ Por Paula Passos
Primeiro concerto oficial da OCC em 2018 lota Igreja Madre de Deus
Apresentação, realizada na tarde do último domingo (25), recebeu a maior aclamação do público nos últimos anos

A Igreja da Madre de Deus, no bairro do Recife, foi o cenário do primeiro concerto oficial da Orquestra Criança Cidadã, na tarde do último domingo (25). Sob regência do maestro Nilson Galvão Jr., cerca de 55 instrumentistas executaram três obras escritas no século 19.
A primeira peça foi a abertura da ópera "Guilherme Tell"(1792-1868), de Gioachino Rossini, autor de outros sucessos do gênero, como "O barbeiro de Sevilha" e "A Cinderela". A abertura de Guilherme Tell tornou-se bastante conhecida do público pela presença constante em diversos desenhos animados e filmes, especialmente as seções conhecidas como “A tempestade” e “A marcha dos soldados suíços”.
O programa continuou com as "Árias ciganas", do compositor espanhol Pablo de Sarasate (1844-1908), um dos maiores violinistas da história. O solista Luhan Lucena, 14, aluno de violino da Orquestra Criança Cidadã, um dos vencedores da categoria A (até 15 anos) do I Concurso de Jovens Solistas promovido pela orquestra, no final de novembro de 2017.
A segunda metade do concerto trouxe a "Sinfonia n° 1 em dó maior, op. 21", de Ludwig van Beethoven, que apresenta a mesma estrutura e duração das sinfonias clássicas, em prática nos tempos de Haydn e Mozart. Os quatro movimentos da obra são: I. Adagio molto. Allegro con brio, II. Andante cantabile con moto, III. Menuetto – Allegro molto e vivace e IV. Finale – Adagio, allegro molto e vivace.
A professora universitária aposentada, Ieda Nogueira, destacou o solo de Luhan: "Achei maravilhoso o concerto. O solista estava ótimo, muito seguro. Nota dez para ele!", contou.
A Orquestra Criança Cidadã é um projeto social incentivado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e conta com patrocínio master da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.