Notícias

Segundo recital online em homenagem aos professores da Orquestra Criança Cidadã vai ao ar na próxima quarta

16/10/2020 - Docentes de instrumentos de cordas se apresentam neste dia 21 no canal do projeto social no Youtube

A Orquestra Criança Cidadã aponta, mais uma vez, os holofotes a seus mestres, no segundo recital online protagonizado por integrantes de seu corpo docente. A apresentação irá ao ar na próxima quarta-feira, dia 21 de outubro, às 20h, no canal da OCC no Youtube.

Após a performance de professores de instrumentos de sopro, na semana anterior, agora o destaque são os de instrumentos de cordas. Primeiro, com os irmãos e violoncelistas Davi Christian e Diógenes Santos – antigos alunos do Núcleo do Coque e hoje monitores dos núcleos de Igarassu e do Ipojuca, respectivamente –, e, na sequência, com o violinista Gilson Filho, um dos atuais coordenadores pedagógicos do projeto.

Davi Christian será responsável por interpretar o primeiro movimento, “Prelúdio-Fantasia”, da “Suíte para violoncelo” do compositor catalão Gaspar Cassadò. Já Diógenes Santos tocará o quarto movimento, “Sarabanda”, da “Suíte nº 2, em ré menor, BWV 1008”, de Johann Sebastian Bach. A apresentação de Gilson Filho, coordenador pedagógico do Núcleo do Coque, será a elaborada versão para violino do “Carinhoso”, de Pixinguinha, escrita pelo maestro e violinista Cussy de Almeida (1936-2010).

Gilson conta que conheceu Cussy de Almeida em 2006 e este o convidou a ser seu aluno particular de violino. “No primeiro dia de aula, ele me presenteou com um livro contendo algumas músicas que eu deveria preparar em dois meses, entre elas o arranjo do ‘Carinhoso’, que era extremamente difícil de ser tocado, tecnicamente falando. Acabou se tornando uma das minhas músicas favoritas”, conta.

Para Gilson, o contexto histórico e sentimental da peça vem à tona cada vez que ele a executa. “Me sinto lisonjeado em ter tido a oportunidade de aprender esta música com o próprio arranjador, sem falar que professor Cussy foi um dos responsáveis pela minha formação e iniciação musical, afinal ele idealizou o projeto social Suzuki do Alto do Céu, no bairro de Água fria, onde eu iniciei a minha trajetória. De todas as vezes que apresentei este virtuoso arranjo, sem dúvida a mais marcante foi no dia da inauguração da Orquestra Criança Cidadã”, recorda. “Naquele dia, eu consegui mostrar para todos os meninos que se tornariam meus alunos, que a música pode, sim, transformar vidas, assim como transformou a minha”.

A transmissão dos concertos via internet é uma das maneiras de a Orquestra Criança Cidadã demonstrar gratidão aos seus mestres pelo importante papel desempenhado neste período de pandemia e ainda, com o incentivo da Caixa, levar ao público o trabalho do projeto, enquanto as opções de apresentações presenciais se mantêm restritas.

A Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque é um projeto social realizado pela Associação Beneficente Criança Cidadã, incentivado pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e que conta com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

SERVIÇO
[MÚSICA] Recital online – Homenagem aos Professores da Orquestra Criança Cidadã – parte 2
Local: Canal da Orquestra Criança Cidadã no YouTube (https://www.youtube.com/orquestracriancacidada)
Data: 21 de setembro de 2020 (quarta-feira)
Horário: 20h
Duração: 15 minutos
Classificação: Livre
Patrocínio: Caixa e Governo Federal

Mais Notícias

Coordenação de Eventos

Davi Halley

81 9 9403-7296 (WhatsApp)

eventos@orquestracriancacidada.org.br

Coordenação de Comunicação

Carlos Eduardo Amaral

81 9 8831-9700 (WhatsApp)

comunicacao@orquestracriancacidada.org.br

Rua General Estilac Leal, 439, Quartel do Cabanga, Recife, PE, CEP: 50090-450
Orquestra Criança Cidadã © Todos os direitos reservados

CNPJ: 05.994.449/0001-36

gestão

projeto

“Onde há música não pode haver maldade” - Miguel de Cervantes