Notícias

OCC participa da comemoração aos 160 anos da Caixa Econômica Federal

13/01/2021 - As duas apresentações, realizadas nesta terça-feira (12), foram realizadas em Brasília e contaram com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o presidente da Caixa, Pedro Guimarães

A Orquestra Criança Cidadã foi até Brasília para participar, nos dias 11 e 12 de janeiro, das comemorações dos 160 anos da Caixa Econômica Federal, patrocinadora máster do projeto. A delegação, por causa das precauções relacionadas à pandemia, viajou reduzida em número de músicos.

A agenda incluiu dois concertos, ambos na terça-feira (12). A primeira parada foi no Palácio do Planalto, pela manhã, em solenidade com o presidente da República, Jair Bolsonaro, ministros do governo e empregados da Caixa, além do presidente da instituição, Pedro Guimarães. Na ocasião, foram compartilhados os resultados do último biênio do banco, assim como seus projetos em ação.

Em discurso, Bolsonaro exaltou a superação dos desafios dos brasileiros e encerrou parabenizando a Orquestra Criança Cidadã, que se apresentou junto ao Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, na execução de “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, e “Chuva de Honestidade”, de Flávio Leandro, representando a força da cultura nordestina. Os músicos do Coque e do Ipojuca fecharam o concerto com “Evidências”, clássico do sertanejo brasileiro famoso nas vozes de Chitãozinho e Xororó e de autoria de José Augusto e Paulo Sérgio Valle.

O maestro Lanfranco Marcelletti Jr. também aproveitou a oportunidade para agradecer à Caixa pelo apoio. “Este projeto mudou a vida desses meninos, que hoje podem estar aqui, tocando como uma orquestra profissional”, afirmou o regente. “Mas aqui somos mais que isso: não queremos só músicos, queremos cidadãos, e esses meninos são”, concluiu.

O segundo concerto aconteceu no palco da Caixa Cultural Brasília, que recebeu mais uma vez empregados da Caixa, o presidente Pedro Guimarães e vice-presidentes da instituição, além de representantes de outros projetos apoiados pela Caixa, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), e de clientes Caixa de todas as regiões do país beneficiados pelas ações de crédito do banco.

A celebração foi aberta com a OCC, que ofereceu performances do prelúdio da ópera “Carmen”, de Georges Bizet; da “Serenata para cordas”, do compositor tcheco Antonin Dvoák; de “O burrico de pau”, de Carlos Gomes; “O trenzinho do Caipira”, de Heitor Villa-Lobos, e de um arranjo exclusivo em homenagem a Jackson do Pandeiro.

Idealizador e coordenador geral da Orquestra Criança Cidadã, o Juiz João Targino, que acompanhou os músicos em Brasília, apontou que “é em momentos como este que se vê o resultado de oportunidades dadas”.

PARCERIA
Todas as estantes de partituras, violoncelos e contrabaixos foram emprestados pela Escola de Música de Brasília, por meio de uma parceria iniciada desde as apresentações da Orquestra Criança Cidadã na 11ª Cúpula do Brics, realizada em 2019, em Brasília.

Mais Notícias

Coordenação de Eventos

Davi Halley

81 9 9403-7296 (WhatsApp)

eventos@orquestracriancacidada.org.br

Coordenação de Comunicação

Carlos Eduardo Amaral

81 9 8831-9700 (WhatsApp)

comunicacao@orquestracriancacidada.org.br

Rua General Estilac Leal, 439, Quartel do Cabanga, Recife, PE, CEP: 50090-450
Orquestra Criança Cidadã © Todos os direitos reservados

CNPJ: 05.994.449/0001-36

gestão

projeto

“Onde há música não pode haver maldade” - Miguel de Cervantes