Notícias

Orquestra Criança Cidadã homenageia Francisco Brennand em abertura da temporada 2021

28/05/2021 - Diante da impossibilidade da promoção de eventos com público, os concertos online pré-gravados são a solução para aliviar a saudade dos palcos

O ano de 2020 inaugurou a modalidade de concertos virtuais na Orquestra Criança Cidadã e a estratégia se mantém em 2021, enquanto não é possível reencontrar os fãs do projeto sociomusical presencialmente. Abrindo a temporada, 14 músicos do Coque e de Ipojuca se apresentam em performance a ser lançada no nosso canal do YouTube, no próximo dia 02, às 20h, apresentada pela Caixa Econômica Federal. A gravação do concerto ocorreu na Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, no bairro da Várzea.

A escolha da primeira peça do programa – “A Primavera”, de Antonio Vivaldi (1678-1741) – se deu como um tributo ao saudoso artista plástico Francisco Brennand (1927-2019), criador do espaço artístico que pela primeira vez recebeu a orquestra. “Dra. Etelvina Vaz [diretora do Instituto Help Your Hands], que fez a ponte com a Oficina, nos mostrou um CD que ele ouvia com muita frequência, o qual tinha a gravação das 'Quatro estações' de Vivaldi”, conta o maestro assistente da OCC, Jadson Dias, regente do concerto.

O evento, desde a concepção, seguiu o protocolo de contenção à Covid-19, já adotado pela instituição para preservar a saúde de alunos e colaboradores. Foi realizada uma intensa série de ensaios visando à apresentação e, para o melhor aproveitamento dos músicos mais experientes do grupo, o coordenador musical da OCC, Lanfranco Marcelletti Jr., optou por escalar três solistas no “Concerto em mi maior, op. 8, RV 269, ‘A Primavera’”: André Luiz Serapião (no movimento “Allegro”), Samuel Oliveira (no “Largo”) e Silverson Henrique Sousa (no “Allegro pastorale”). Já a “Serenata para cordas”, do compositor romântico inglês Edward Elgar (1857-1934), fecha o repertório.

A Orquestra Criança Cidadã é um projeto social realizado pela Associação Beneficente Criança Cidadã, incentivado pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e que conta com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.


SERVIÇO

[MÚSICA] Abertura da Temporada 2021 da Orquestra Criança Cidadã
Data: 02 de junho de 2021 (quarta-feira)
Horário: 20h
Duração: 30 minutos
Classificação: Livre
Patrocínio: Caixa e Governo Federal
Transmissão ao vivo: Canal da Orquestra Criança Cidadã no YouTube (https://www.youtube.com/orquestracriancacidada)

Mais Notícias

Coordenação de Eventos

Davi Halley

81 9 9403-7296 (WhatsApp)

eventos@orquestracriancacidada.org.br

Coordenação de Comunicação

Carlos Eduardo Amaral

81 9 8831-9700 (WhatsApp)

comunicacao@orquestracriancacidada.org.br

Rua General Estilac Leal, 439, Quartel do Cabanga, Recife, PE, CEP: 50090-450
Orquestra Criança Cidadã © Todos os direitos reservados

CNPJ: 05.994.449/0001-36

gestão

projeto

“Onde há música não pode haver maldade” - Miguel de Cervantes