Uma realidade perturbadora se constata facilmente quando andamos pelas ruas do Recife: uma quantidade absurda de crianças, ladeadas por mães e pais, continuam imersas na mendicância em troca de alguns trocados. Do mesmo modo, e não raro, elas estão nas vias públicas sozinhas – e precisam levar um montante específico para casa no fim do dia sob pena de uma punição ainda maior. Esse é um gravíssimo problema, quiçá um dos maiores concernentes à infância e juventude, porque se transforma num círculo vicioso cujas barreiras parecem inquebrantáveis. Eis a nossa capa, portanto: um debate sobre a situação daqueles pequenos que moram nas ruas ou que nelas passam a maior parte do tempo. Por que estão lá e por que é tão difícil tirá-los – eis o que o leitor encontra nas páginas especiais da Criança Cidadã.
Recebemos, recentemente, a visita de duas pessoas envolvidas com a educação musical. Foram momentos muito proveitosos e que podem trazer novidades internacionais aos nossos Meninos do Coque. O professor Patrick Schmidt trouxe a possibilidade de inserir a Orquestra Criança Cidadã em compêndio das Nações Unidas, enquanto o maestro italiano Luigi Abbate mostrou a experiência de quem vem conhecendo, em vários países, ações que lidam com o resgate da cidadania por meio da música.
Trazemos, também, outros projetos louváveis. Enquanto a Escola Leitora transforma o sonho da leitura em realidade em mais de 30 escolas públicas do interior de Pernambuco, a Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes de Fígado (Apaf) luta para dar esperança de vida a quem mais precisa, levantando a discussão sobre a necessidade de incentivar a doação de órgãos.
E nossos Meninos do Coque continuam a agregar conhecimento por onde passam. Se Isaías Tavares está na Áustria – não deixe de conferir algumas palavras do violista na seção “Cantinho das Letras” –, os jovens que estão por aqui também reforçam os saberes. Dois deles estão frequentando aulas com o renomado professor Savio Santoro, da UFPE.
Os prêmios arrebatados se acumulam em uma lista que orgulha nossa Associação Criança Cidadã. Confira aqui os mais novos e não deixe de checar também o perfil sobre Mendelssohn, compositor que transita perfeitamente entre o estilo romântico e o clássico.
Boa leitura.
6° Concerto Oficial da Temporada 2019
Homenagem à OCC Ipojuca na Alepe
Cantata Natalina na Fajolca
Alunos de viola recebem bolsas
A Propósito de Inclusão Social
Currículo de professores valoriza projeto
Cine-PE assiste preview do filme
Contato para Eventos
Gabryella Boudoux
Fone: 81 9 9403-7296 (WhatsApp)
E-mail: eventosocc@gmail.com
Assessoria de Comunicação
Carlos Eduardo Amaral
Fone: 81 9 8831-9700 (WhatsApp)
E-mail: audicoes@gmail.com