POR

/

ENG

Revistas

Concerto lota Madre de Deus

Segunda Apresentação Oficial de 2011 contemplou quatro compositores e contou com a participação especial do violista Savio Santoro

Igreja Madre de Deus, Recife antigo. O lugar já é bastante familiar aos garotos da Orquestra Criança Cidadã. Volta e meia, os Meninos do Coque retornam ao templo para realizar um concerto aberto ao público recifense. No primeiro domingo de julho, dia 3, a Orquestra apresentou o 2º Concerto Oficial de 2011. Com uma hora de duração, a performance mostrou obras de quatro compositores diferentes e contou com a participação do violista Savio Santoro.

Regidos por Lanfranco Marcelletti, os Meninos do Coque apresentaram um repertório diferente do habitual. Nada de clássicos da música erudita e canções populares brasileiras. Desta vez, a Orquestra Criança Cidadã investiu em um repertório musical experiente, que reflete o profissionalismo e a bagagem musical adquiridos com os cinco anos de aprendizado dentro do projeto. A Orquestra iniciou o concerto com a Sinfonia N.10, de Mendelssohn, seguida pela obra do compositor alemão Paul Hindemith, intitulada Trauermusik. A peça, que foi escrita em homenagem ao Rei George V, da Inglaterra, teve participação especial do convidado Savio Santoro, que entrou em cena para executar o solo de viola.

Logo após, a Orquestra se dedicou à peça Brasiliana, a mais conhecida obra musical de Edino Krieger. Krieger representou a nacionalidade brasileira no concerto. A diversidade de compositores, de vários cantos do mundo, demonstrou a versatilidade dos jovens músicos – as peças também possuíam diferentes níveis de dificuldade. Para concluir, Savio se juntou mais uma vez à Orquestra para, juntos, tocarem a Sinfonia Simples – Simple Symphony – do inglês Benjamin Britten. O desfecho triunfal da obra arrancou muitos aplausos do público, que lotou a igreja. Ovacionados, os Meninos do Coque repetiram o último movimento da peça de Britten.

O 2º Concerto Oficial da Orquestra Criança Cidadã foi bastante exaltado. No entanto, um elogio em particular fez o diferencial. Savio Santoro ficou muito lisonjeado em participar do concerto junto à Orquestra. Savio, violista reconhecido internacionalmente, afirmou que os garotos também têm uma forte relação com a música. “Eles são ótimos, têm muita fibra; têm o ritmo e a sensibilidade musical muito apurados. Eles se saem muito bem”, disse o músico.

Santoro também está ministrando, através da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), um masterclass de viola para dois integrantes da Orquestra – Júlio César Vasconcelos e Kassandra Ribeiro. Os dois jovens violistas também estavam presentes no evento. Para o orgulho do mestre, os pupilos se destacaram, colocando em prática tudo o que aprenderam. “Eles estão aprendendo direitinho e, hoje, tocaram bem demais”, falou Savio, sorridente.

PRÓXIMOS CONCERTOS

Nenhum concerto encontrado

Clique aqui e baixe a Cartilha Lei Rouanet

outras matérias desta edição





Apoio

Acompanhe-nos nas Redes Sociais

Contato

Contato para Eventos

Gabryella Boudoux

Fone: 81 9 9403-7296 (WhatsApp)

E-mail: eventosocc@gmail.com

Assessoria de Comunicação

Carlos Eduardo Amaral

Fone: 81 9 8831-9700 (WhatsApp)

E-mail: audicoes@gmail.com

Newsletter

Gestão

“Onde há música não pode haver maldade”
Miguel de Cervantes

Zaite Tecnologia, Empresa desenvolvedora do site.