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O som da liberdade

Inspiradas pelos ideais da Revoluo Francesa, liberdade, igualdade e fraternidade, a vida e obra do compositor e pianista alemo Ludwig van Beethoven firmou-se nesse lema, especialmente o de ser livre. At quando o compositor perdeu o sentido mais precioso para ele, a audio, resistiu fortemente a uma das maiores prises do ser humano, a mente, compondo a Nona Sinfonia, considerada obra de grande valor para a msica.

Na infncia, mesmo no tendo se aprofundado nos estudos, Beethoven era um talentoso pianista. Seu pai, Johann van Beethoven, fazia de tudo para que o filho aperfeioasse o dom. A disciplina era rgida: o garoto estudava msica com o organista da corte de Bonn cidade alem onde eles viviam , Christian Gottlob Neefe. At de madrugada, Johann acordava Beethoven para tocar piano.

O jovem msico comeou a trabalhar aos 11 anos como pianista, cravista e professor para sustentar a famlia. O pai estava mergulhado no alcoolismo. Um tempo depois, Beethoven obteve o posto de organista na orquestra do prncipe Maximiliam Frederick. Tambm escrevia obras para a nobreza local. Foi quando conheceu o conde Waldstein, que lhe incentivou a viajar a Viena para tomar aulas de msica com o famoso compositor Joseph Haydn, em 1792. Sob tutela de Haydn, Beethoven aperfeioou a tcnica de contraponto, mas estudou ainda violino com Ignaz Schuppanzigh e contraponto com o grande mestre Johann Albrechtsberger, conta o professor de Histria da Msica do Conservatrio Pernambucano, Srgio Barza.

Em Viena, Beethoven passou pouco tempo como aprendiz de Haydn. Existia uma diferena musical entre eles, apesar de ambos se respeitarem como profissionais. Enquanto Haydn era influenciado pelo estilo clssico, o alemo tambm mostrava, em suas composies, caractersticas do perodo romntico, ousando e inovando na forma e na harmonia. Beethoven a transio entre o clssico e a poca romntica. A linguagem clssica j estava definida quando ele comeou, e ele utilizou-a magistralmente. A partir da, incorpora a esttica do Romantismo. A liberdade de forma, por exemplo, foi influncia do movimento literrio Sturm und Drang (Tempestade e mpeto), contextualiza Barza.

A vida profissional e financeira de Beethoven melhorou muito nessa poca. Ele fez cursos de literatura, encantou-se com os ideais da Revoluo Francesa e com os escritores do Romantismo, Goethe e Friedrich Schiller este ltimo, um de seus grandes amigos. A nobreza o estimava como intelectual e sempre desejava a companhia do msico nas conversas, ignorando um carter irritadio e pouco formal.

Apesar de suas composies serem inovadoras e, s vezes, pouco entendidas pelo pblico da poca, as pessoas reconheciam o talento excepcional de Beethoven na msica, principalmente como pianista. justo dizer que ele sempre foi respeitado por seus contemporneos, quer entendessem ou no as obras dele. Muitas de suas composies obtiveram sucesso. Beethoven alcanou um reconhecimento igual ao de Goethe, explica o professor.

O compositor alemo iniciou uma srie de apresentaes. Diversos msicos importantes da poca comearam a lhe procurar pedindo conselhos. Mas, aos 26 anos, os primeiros sinais da surdez assustaram Beethoven. Ele tentou esconder o diagnstico de congesto dos centros auditivos da sociedade. Entretanto, a incapacidade de ouvir avanava e, mesmo tentando vrias formas de tratamentos, no obteve a cura para a deficincia. No Testamento de Heilingenstadt, carta que escreveu aos irmos Karl e Johann, em outubro de 1802, quando se tratava nessa aldeia, Beethoven falou da sua dor. [...] E assim vivi este meio ano em que passei no campo. Mas que humilhao quando, ao meu lado, algum percebia o som longnquo de uma flauta, e eu nada ouvia! Ou escutava o canto de um pastor, e eu nada escutava! Esses incidentes levaram-me quase ao desespero, e pouco faltou para que, por minhas prprias mos, eu pusesse fim minha existncia. S a arte me amparou!

Mesmo com a perda auditiva, o que ocasionou graves consequncias para o psicolgico do pianista, Beethoven no desistiu da msica. Durante essa poca, ele comps grandes obras clssicas e acabou revelando a impossibilidade de ouvir. uma herana romntica pensar que a surdez foi o estopim das obras-primas de Beethoven. Elas tm esse status pela elaborao refinada, equilbrio e pelas inovaes. Prefiro pensar que a surdez foi uma fatalidade, e que seu estilo se desenvolveria com ou sem ela, argumenta Barza.

Mesmo sabendo da surdez de Beethoven, a sociedade passou a admir-lo pelas suas composies, como a Quinta Sinfonia, as sonatas para piano, Variaes Diabelli e Missa Solene e os quartetos de cordas. O grande triunfo culminou com a Nona Sinfonia, apresentada pelo compositor em maio de 1824, quando foi aclamado pela plateia. Trs anos depois, a sade de Beethoven sofreu graves complicaes. No dia 26 de maro de 1827, ele faleceu.

Beethoven, ao lado de outros grandes compositores, como Mozart e Bach, so nomes da poca de ouro da msica do sculo XIX. Eles deixaram grandes obras para a posterioridade, que permanecem ainda hoje nos recitais, rdios e at no atual mp3. Compositores como Beethoven so imensos. A audio ou a performance de uma obra por ele assinada so sempre algo novo, pois sempre trazem aspectos ou detalhes que renovam a experincia perceptiva, completa o professor Barza.

Curiosidades

-Foram a nobreza vienense e da corte de Bonn que financiaram as despesas de Beethoven na Viena e em outras viagens.

- Muitos dividem a obra de Beethoven em trs perodos:

O inicial com influncias de Haydn e Mozart, dentro da linguagem clssica, at 1802. Apresenta as duas primeiras sinfonias, os dois primeiros concertos para piano, os seis primeiros quartetos e a Sonata Pattica como destaques.

O intermedirio ou herico definido entre 1803 a 1814, traz as obras que refletem a luta e o herosmo, por causa da vontade de afirmao e pela crise pessoal do compositor com a surdez que o afligia. So dessa poca algumas das mais famosas sonatas para piano, Waldstein, Appassionata e Sonata Ao Luar, a Sonata para violino e piano Kreutzer e sua nica pera, Fidelio.

O perodo final comea em 1815, com obras mais elaboradas e profundas, tcnica e filosoficamente. So as peas mais inovadoras e pessoais, como a Nona Sinfonia, a Missa Solemnis, os quatro ltimos quartetos e as ltimas sonatas, incluindo a monumental Hammerklavier.

- Se no fosse a surdez, Beethoven teria sido intrprete por mais tempo. O recolhimento permitiu-lhe o refinamento de um estilo pessoal. A superao e o herosmo faziam parte de um esprito da poca, e Beethoven incorporou esse esprito e adaptou-o s suas dificuldades.

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