Audição, segundo o dicionário Michaelis online, é a percepção dos sons pelo ouvido; capacidade de ouvir ou concerto, exibição musical. Utilizando o conceito relacionado a este segundo sentido, podemos afirmar que a audição musical faz parte do processo de aprendizagem de música. Em síntese, é o momento de o aprendiz treinar para apresentações em público — profissionais também participam de audições em seleções e concursos. “A plateia é uma constante na vida do músico. Por isso, quanto mais cedo ele aprender a lidar com ela, melhor, pois tudo é brincadeira e não há tanta autocrítica quando se é criança, o que contribui para a construção de uma relação amistosa entre o instrumentista e seu público”, analisa Aline Lima, professora de viola do Conservatório Pernambucano de Música.
Em algumas escolas de música, as audições são também avaliações de desempenho e funcionam da seguinte forma: o professor escolhe uma peça, determina o tempo para que o aluno estude a partitura e exige uma execução 100%. “Até o último ensaio para a audição, a música tem que estar saindo 120%, pois, quando se está em cima de um palco ou sendo alvo da atenção de um público, o nervosismo subtrai 20% da qualidade técnica, mas, ainda assim, ele tem que tocar 100%”, afirma Aline.
Geralmente, nas audições, as apresentações são divididas de acordo com os instrumentos: cordas, piano e percussão. O ideal, também, segundo Aline, é que os alunos sejam separados por nível técnico, os iniciantes se apresentando primeiro e os mais avançados depois.
AUDIÇÕES 2012.2 MOVIMENTAM ORQUESTRA
Sabendo da importância das audições para o aprendizado de música e como forma de avaliar os alunos, a coordenadora pedagógica da Orquestra Criança Cidadã, Janayna Mendes, promoveu a Audição dos Alunos 2012.2. Cerca de 100 apresentações foram realizadas durante o evento, que aconteceu entre os dias 3 e 7 de dezembro, nos turnos da manhã e da tarde. As audições foram realizadas na Unidade 2 do projeto, onde será instalado o Núcleo de Sopros da Orquestra Criança Cidadã.
Janayna Mendes conta que havia idealizado a semana de audições no início do segundo semestre deste ano. “A programação foi definida quinze dias antes do evento, pois os alunos tinham que sentar com os professores, ensaiar as peças e confirmar que iriam tocá-las nas apresentações”, explica a professora.
As audições aproximam o músico do público e promovem o hábito de tocar para plateias. O violinista e spalla da Orquestra Cidadã, João Pedro Lima, afirma que a preparação para uma audição é feita no decorrer do ano. “Você vai estudando e, quando a peça é definida, a gente se dedica a ela especificamente para atingir a perfeição quando se apresentar”, comenta.
“Na primeira vez que participei de uma audição, estava tão nervoso que não conseguia nem pensar direito. Tremi bastante ao encarar o público, mas consegui tocar a peça que havia escolhido”, relembra o violista da Orquestra Cidadã Robson Francisco. Para Robson, participar de atividades como essas, que envolvem o caráter emocional dos alunos, é umaoportunidade de se pôr à prova e dar o melhor de si em cada apresentação.
A grande novidade da Audição dos Alunos 2012.2 foi a apresentação de músicas populares, executadas pela banda 1Quarto, composta por cinco alunos da Escola de Música da Orquestra Criança Cidadã. Com a inserção das aulas de canto popular, os alunos se sentiram motivados a criar o grupo. Formam a banda: José Edson, bateria; Vanessa Assunção, vocal; Undemberg Gonçalves, guitarra; e Ítalo Ferreira, baixo. “A música popular é uma grande escola para qualquer instrumentista, pois o músico fica livre para ser ousado”, completa o baterista José Edson.
Concerto da OCC Ipojuca em homenagem às mães
Grupos de Câmara da OCC
Meninos do Coque viajam a Santa Catarina
Obras de Monteiro Lobato na Justiça
Orquestra comemora seis anos de sucesso
Saldo positivo de 2012 inspira novidades
Orquestra toca junto com Marina Elali
Contato para Eventos
Gabryella Boudoux
Fones: 81 3428.7600/81 9 9403.7296
E-mail: eventosocc@gmail.com
Assessoria de Imprensa
Carlos Eduardo Amaral
Fones: 81 3428.7600 | 81 9 8831-9700
E-mail: audicoes@gmail.com