POR

/

ENG

Revistas

Espaço Criança Cidadã – Uma Vida Dedicada ao Trabalho Social

Dona de personalidade forte e cheia de vontade de mudar o mundo à sua volta, a advogada Nair Andrade assumiu a coordenação geral do Espaço Dom Helder Camara em 2010. Após três anos “arrumando a casa”, a coordenadora termina a gestão com a consciência tranquila, ciente de que fez tudo o que estava ao seu alcance para melhorar a vida das crianças e dos adolescentes atendidos pelo programa da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC).

Nair continuará atuando como conselheira da ABCC e fica na torcida pelo desenvolvimento social e escolar dos pequenos. Para ela, não é o fim dos trabalhos a serem feitos, mas sim a continuação das atividades. Mesmo longe da coordenação, a advogada estará sempre pronta para ajudar. A atuação nas Vilas São Francisco e Nossa Senhora de Fátima, que integram o Espaço Criança Cidadã, no bairro do Cordeiro, é só parte de uma história de atendimento à comunidade e de luta pela justiça social.

Nair possui larga experiência em atendimento ao público, devido a mais de 50 anos de exercício do Direito. Ela foi a primeira mulher a fazer parte da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em 1971. A vida dedicada ao trabalho e à família fez com que optasse por não se casar. No entanto, isso não a impediu de cuidar de muitos “filhos”, crianças e jovens que necessitavam de resgate social.

A Dra. Nair, como é chamada pelos moradores das Vilas da ABCC, construiu a vida no bairro da Estância, Zona Oeste, e teve que começar a trabalhar muito cedo em decorrência da morte do pai. Mesmo com os altos e baixos do destino, ela não se deixou abater. Formou-se em Administração, fez curso de Contabilidade e, aos poucos, subia cada degrau da carreira.

Com muita luta, Nair conquistou o seu maior sonho, que era ser advogada. De mãos dadas numa união fiel com o Direito, foram 40 anos de serviços prestados ao Estado de Pernambuco, aposentando-se em 1986. Apesar de não mais atuar propriamente como advogada, Nair Andrade foi presidente emérita da Ordem Rosa Cruz, e, em 2012, recebeu a medalha Heroínas de Tejucupapo, entregue pela OAB às mulheres que se destacam no Estado na luta pela causa feminina. Atualmente, está à frente do Clube dos Advogados de Pernambuco, na função de presidente, e é membro do Instituto dos Advogados do Estado.

O desembargador Nildo Nery confiou a Nair Andrade a tarefa de cuidar do Espaço Dom Helder Camara e fazer as atividades aconteceram. “Não haveria um nome melhor para tomar conta do Espaço. Nair, com seu pulso firme e amor pelo próximo, conseguiu impor o respeito e promover cidadania aos mais necessitados. Ela escreveu o seu nome na história da Associação Beneficente Criança Cidadã e continuará nos ajudando através do Conselho Administrativo da instituição”, comenta o magistrado.

Disse o desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco Fausto Freitas, em discurso, durante uma homenagem que recebeu do Clube dos Advogados, em maio de 2007: “Ela é um ícone da inteligência da mulher brasileira, além de ser uma das primeiras pernambucanas a projetar a força e capacidade femininas, no exercício de atividades acadêmicas e no âmbito profissional.”

Para o morador da Vila de São Francisco Francilyra de Souza, Dra. Nair é como uma mãe para as crianças e também para os pais. “Ela orienta e nos ajuda a cuidar bem dos nossos filhos, mostrando o que é certo e o que é errado”. O morador conta ainda que, antes de a advogada comandar o Espaço, os moradores não se entendiam. “Logo no começo, não tinha acordo. Havia alguns problemas de convivência. Por exemplo, sempre colocavam som alto. Era complicado. Na gestão dela, tudo melhorou. Ela ensinou a gente a conversar para resolver nossas questões”, completa.



A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL É O RESULTADO DE UM
BOM TRABALHO


Humilhações. Calçadas tão frias quanto os olhares dos transeuntes que passavam pela Rua Imperador Dom Pedro II, no Centro do Recife. Essa era a realidade das famílias de desabrigados que residiam no lugar. Com a criação das Vilas São Francisco e Nossa Senhora de Fátima, no ano de 2000, o quadro mudou. Através da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), eles ganharam novos lares e oportunidades de escrever uma história diferente. Para promover não só a cidadania dessas famílias, mas também o acesso à educação e à cultura, o Espaço Criança Cidadã Dom Helder Camara foi idealizado.

Na gestão da coordenadora Nair Andrade, muitas parcerias foram firmadas, e a instituição passou por várias modificações. Atualmente, os beneficiários contam com uma estrutura composta por sala de coordenação, gerência e oficina de marcenaria. O Espaço tem, ainda, duas salas de reforço escolar, ambiente para o estudo de música, telecentro, espaço de artes plásticas, sala para atendimento psicológico, ofi cina de corte e costura, biblioteca, duas cozinhas, espaço de convivência, banheiros em todas as salas e quadra poliesportiva. Atividades voltadas a crianças, adolescentes e familiares da comunidade movimentam o Espaço desde a sua criação. Cerca de 80 crianças e aproximadamente 50 alunos de preparação profissional são atendidos pela Associação e redescobrem seus lugares na sociedade.
Através das parcerias firmadas com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac) em 2011, cursos profissionalizantes passaram a ser ministrados no Espaço Dom Helder Camara. As instituições cedem os professores de sua grade para ensinar novos ofícios a pessoas em situação de risco de todo o Estado de Pernambuco. Ao final das aulas, os participantes passam por uma avaliação e, se alcançarem o resultado proposto, recebem o Certificado. O Espaço também recebeu cursos de marcenaria. Através deles, os alunos construíram móveis que são utilizados atualmente nas dependências educacionais. Também passaram a ser confeccionados kits festa, com apoio da UFRPE.

Uma atividade que recebeu bastante atenção, durante a gestão de Nair Andrade, foi a leitura. A coordenadora sentiu a necessidade de despertar o prazer de ler nas crianças que frequentavam a instituição. Foi assim que a pequena biblioteca foi reformada e se tornou mais atrativa aos meninos e meninas. No dia 19 de outubro de 2011, a inauguração contou com a presença de vários parceiros e a bênção do Padre Caetano, que celebrou uma missa para encerrar a solenidade.

Na mesma semana do relançamento da biblioteca comunitária, 53 jovens beneficiários do Espaço Dom Helder Camara receberam um dia especial de atendimento odontológico. Uma equipe voluntária de dentistas da Associação Brasileira de Odontologia de Pernambuco (ABO-PE) forneceu o tratamento. Aproveitando as novas instalações da biblioteca, já em 2012 a equipe da Associação Beneficente Criança Cidadã, em parceria com a professora voluntária Helena Gadelha, realizou a 1º Oficina Literária do Espaço. O evento incentivou a produção textual dos pequenos e teve o objetivo de torná-los agentes para transformar a comunidade e as demais instituições sociais.

Em 2013, os beneficiários receberam novos fardamentos, além de materiais escolares e de higiene pessoal. Os pais dos alunos também participaram de reuniões, sob a coordenação da pedagoga Marisa Fabrício, e receberam dicas de como educar os filhos e promover um convívio familiar amistoso. No Dom Helder, as atividades seguem. Aulas de música, artes, informática e reforço escolar continuam movimentando o dia a dia das crianças e fortalecendo as expectativas para um futuro melhor.

O Espaço Criança Cidadã Dom Helder Camara, as famílias das Vilas Nossa Senhora de Fátima e São Francisco e todos que fazem parte da Associação Beneficente Criança Cidadã agradecem a dedicação e o trabalho realizado na comunidade do Caiara, no bairro do Cordeiro. Obrigado, Dra. Nair.



DESPEDIDA EMOCIONA COLABORADORES

“São crianças, são minha grande esperança de ver um Brasil melhor. Foram muitas provações, mas eu procurei dar tudo de mim”, disse Nair Andrade, muito emocionada, na manhã do dia 23 de outubro, em razão de sua despedida do Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã. O dia foi marcado por homenagens tanto das crianças quanto de funcionários, diretoria e amigos do projeto. As crianças foram as primeiras que, organizadas em coral, cantaram sua saudade. “Está chegando a hora de partir, mas eu só vou embora se comigo você for”, diziam os versos dos pequenos, que foram acompanhados com emoção por Nair.

Helena Padilha, professora aposentada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), conheceu Nair ainda na universidade e destacou sua “maturidade de tratar os outros com humanidade e sabedoria, tendo a ponderação de que todos são seres humanos com direitos, principalmente à liberdade”. Nair também recebeu de Nildo Nery e Érica Mansilla, presidente e vice-presidente da ABCC, respectivamente, um buquê de flores e uma placa agradecendo o empenho e cuidado da coordenadora com as crianças em situação de vulnerabilidade social.

PRÓXIMOS CONCERTOS

02/05/2018

Concerto da OCC Ipojuca em homenagem às mães

30/05/2018

Grupos de Câmara da OCC

Clique aqui e baixe a Cartilha Lei Rouanet

outras matérias desta edição





Apoio

Acompanhe-nos nas Redes Sociais

Contato

Contato para Eventos

Gabryella Boudoux

Fones: 81 3428.7600/81 9 9403.7296

E-mail: eventosocc@gmail.com

Assessoria de Imprensa

Carlos Eduardo Amaral

Fones: 81 3428.7600 | 81 9 8831-9700

E-mail: audicoes@gmail.com

Newsletter

Gestão

“Onde há música não pode haver maldade”
Miguel de Cervantes

Zaite Tecnologia, Empresa desenvolvedora do site.