POR

/

ENG

Revistas

Coordenação Pedagógica - Motivação educacional é novo lema

Comandando a coordenação pedagógica da Orquestra Cidadã desde maio, AldirTeodózio procura implementar ensino mais estimulante aos Meninos do Coque



A coordenação pedagógica da Orquestra está sob nova direção e com ideias inovadoras para serem desenvolvidas e postas em prática. Quem assumiu o setor foi o professor de educação musical Aldir Teodózio, que integra o corpo docente da escola desde março de 2012. Desde sua entrada, o coordenador procurou pôr em prática as pesquisas que havia realizado em anos anteriores sobre música e educação infantil.

A observação da realidade pedagógica da Escola de Música da Orquestra Criança Cidadã
e os relatos dos professores contribuíram com a implantação de propostas mais lúdicas de ensino, a fim de melhorar o rendimento dos alunos sem esquecer a questão da disciplina, fundamental ao aprendizado na área musical. “O objetivo é motivar os alunos e realizar atividades internas com teor de conscientização para torná-los cidadãos críticos”, afirma Aldir.

Outra novidade é que os alunos da Orquestra, principalmente os mais novos, agora contam com uma espécie de extensão da escola regular no projeto social, através das aulas de idiomas, informática, realizações de palestras e celebrações de datas comemorativas do ano. Segundo o professor, o diferencial da nova gestão é a parceria com o setor de psicologia no desenvolvimento dessas atividades. “Nós vamos unir forças para dar as melhores condições de ensino; em contrapartida, vamos exigir o empenho dos pequenos, pois também queremos ver os resultados dos nossos esforços”, explica.

A primeira mudança estrutural feita pela nova coordenação foi o critério de integração dos estudantes às Orquestras A, B e C do programa. Os grupos são divididos por níveis musicais: a A é a mais avançada, a B é intermediária, e a C é composta pelos iniciantes – geralmente, os mais novos. Contudo, a composição do quadro das orquestras costumava ser fixa; com a nova resolução, os alunos vão poder participar de seleções e testes para ascender dentro dos grupos, mas também poderão regredir caso o rendimento caia. Para Aldir, o novo sistema vai estimular a competitividade saudável e elevar a capacidade musical dos alunos.


O NOVO COORDENADOR

A relação do professor Aldir Teodózio com a música começou aos oito anos de idade. Ao ver o irmão mais velho tocar violão, o jovem ficou fascinado e, de forma autodidata, aprendeu os primeiros acordes.

Um pouco mais velho, aos 11, Aldir começou a ter aulas no Centro de Criatividade Musical do Recife – atualmente Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical.

O começo não foi fácil: o pai de Aldir não queria que o fi lho seguisse a carreira musical, embora a mãe sempre apoiasse o sonho do garoto. “Ela me dava dinheiro escondido para que eu pudesse pagar minha passagem e ir estudar no Centro de Criatividade”, conta o professor.

Em 1998, Aldir Teodózio começou a trabalhar como auxiliar de coordenação no Colégio Americano Batista. Passados dois anos, ele já cursava o 7º período do curso de Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Nessa época, surgiu a oportunidade para assumir a cadeira de educação musical nas turmas de ensino fundamental. Essa foi a primeira experiência do músico com a docência.

Após se formar pela UFPE, Aldir cursou pós-graduação em Metodologia do Ensino da Música, no Instituto Brasileiro de Pesquisa da Uninter. O professor dá aulas de violão na Escola Técnica Estadual de Criatividade Musica desde 2008. “Desde que estou na Orquestra Criança Cidadã, o maior desafio, para mim, é saber que sou o responsável pelo primeiro contato dos alunos com a música. Ver os resultados positivos que venho obtendo com eles é, sem dúvida, gratifi cante”, completa o professor.

PRÓXIMOS CONCERTOS

Nenhum concerto encontrado

Clique aqui e baixe a Cartilha Lei Rouanet

outras matérias desta edição





Apoio

Acompanhe-nos nas Redes Sociais

Contato

Contato para Eventos

Gabryella Boudoux

Fone: 81 9 9403-7296 (WhatsApp)

E-mail: eventosocc@gmail.com

Assessoria de Comunicação

Carlos Eduardo Amaral

Fone: 81 9 8831-9700 (WhatsApp)

E-mail: audicoes@gmail.com

Newsletter

Gestão

“Onde há música não pode haver maldade”
Miguel de Cervantes

Zaite Tecnologia, Empresa desenvolvedora do site.