Patrocinadora da Orquestra Criança Cidadã, empresa tem contribuído com a cena cultural pernambucana
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), patrocinadora da Orquestra Criança Cidadã, vem promovendo variados eventos culturais com a participação do projeto social. Cordas, percussão, sopros e coral fazem a festa nas apresentações, realizadas na agência-sede dos Correios no Estado, na Avenida Guararapes, centro do Recife.
O coro da Orquestra, por exemplo, foi a atração principal do evento comemorativo ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro) promovido pelos Correios. Acompanhados por flautas e percussão, os alunos cantaram músicas africanas para lembrar a luta pela igualdade de raças. A apresentação aconteceu no dia 27 de novembro, sob a regência da professora e flautista Lídia Oliveira. O coral cantou duas composições de teor religioso, muito populares em ambientes afroamericanos. “Siyahamba” — “Estamos marchando”, em tradução livre —, datada de 1950, tornou-se popular nas igrejas dos Estados Unidos em meados de 1990. “Kumbaya” — “Passar por aqui” — remete aos anos 30, originária de uma comunidade de escravos norte-americanos situada na Carolina do Sul, chamada Gullah.
O grupo de percussão também foi destaque. Ele tocou, centrado nas alfaias, o ritmo pernambucano maracatu, com variações elaboradas pelo professor do ritmo no projeto, Enoque Souza. O evento também contou com a palestra “A atuação dos Correios na inserção do negro no mercado de trabalho”, ministrada pela pesquisadora e representante do Movimento Negro do Recife, Inaldete Pinheiro.
“Foi muito propício ter os Meninos do Coque aqui hoje. Cerca de 80% da comunidade deles é negra e, por muito tempo, conviveram com uma linha imaginária, delimitando até onde podiam ir, devido a sua origem e cor. Através de pessoas e projetos, eles conquistaram a condição de mudar essa realidade. Hoje, podem trilhar seus próprios caminhos e estão fazendo isso com muita maestria”, comentou Inaldete.
O diretor regional da Empresa de Correios e Telégrafos, Pedro Mota, também prestigiou a apresentação dos Meninos do Coque e lembrou a sessão musical em que a Orquestra se apresentou para o Papa Francisco, no Vaticano. “Quando eu vi as crianças tocando para o Santo Padre, fiquei arrepiado. Para a EBCT, é um orgulho patrocinar o projeto. Essa garotada é o alicerce da nossa sociedade”, finalizou Mota.
PREMIAÇÃO - A convite da patrocinadora, a Orquestra Criança Cidadã também se apresentou em cerimônia de premiação dos melhores funcionários do ano da empresa, no dia 9 de outubro. O grupo musical escolheu um repertório popular para honrar os homenageados, que receberam os prêmios no auditório da sede da instituição, localizado no bairro de Santo Antonio, no Recife.
Sob a regência do professor Mario Vitor Mendes, a Orquestra abriu a quarta edição do evento “Destaques” com o hino nacional. Nos intervalos das entregas dos prêmios, outras peças foram executadas; entre elas, “Lamento Sertanejo”, de Dominguinhos, “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, “Carinhoso”, composto por Pixinguinha, e “Asa Branca”, composição de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.
Visitas movimentam ensaio
Funcionários e diretores dos Correios vêm visitando o projeto da Orquestra, com o objetivo de conhecer de perto a realidade das crianças e adolescentes atendidos. No dia 22 de novembro, no ensaio matutino do grupo, funcionários e familiares assistiram a um miniconcerto e conversaram com a equipe da Criança Cidadã. No dia 29, foi a vez de representantes do corpo diretivo visitarem a Orquestra.
Também alunos do 2º ao 5º ano da escola Iracema Pires, situada na comunidade de Aguazinha, em Olinda, participaram de uma visita guiada nas dependências da Orquestra Criança Cidadã, no dia 4 de dezembro. O momento foi articulado pelos Correios, que possui um projeto junto à Prefeitura de Olinda que visa beneficiar escolas de zonas vulneráveis da cidade.
Editorial - 2014: um ano de trabalho, suor e resultados
Emoção - Orquestra encanta idosos do Abrigo Cristo Redentor
Direito - Alienação é veneno, amor é antídoto
Coluna - A propósito de inclusão social
Núcleo de Música do Espaço ganha instrumentos
Especial - A Orquestra e o Papa
Em Lisboa - Orquestra encanta o primeiro-ministro de Portugal
Contato para Eventos
Gabryella Boudoux
Fone: 81 9 9403-7296 (WhatsApp)
E-mail: eventosocc@gmail.com
Assessoria de Comunicação
Carlos Eduardo Amaral
Fone: 81 9 8831-9700 (WhatsApp)
E-mail: audicoes@gmail.com