POR

/

ENG

Revistas

Orquestra em notas

> Reverência à arte inglesa:

O 1º concerto oficial de 2015 da Orquestra Criança Cidadã apostou na ousadia compositiva da música inglesa e suas influências em obras brasileiras. O programa trouxe Gustav Holst, Benjamin Britten e Clóvis Pereira e alcançou o objetivo de prender olhos e ouvidos do público. A apresentação aconteceu no dia 26 de abril, na Igreja da Madre de Deus, no Bairro do Recife.

> Musicoterapia em foco:

Jovens flautistas da Orquestra Criança Cidadã, acompanhados pela professora Lídia Oliveira, participaram de um pequeno concerto em conjunto com as crianças do núcleo de musicoterapia “Voz e Percussão”, composto por beneficiários da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). O evento foi realizado no dia 6 de março. A performance aconteceu na área externa da unidade recifense da Associação, na Ilha do Leite. O grupo “Voz e Percussão” é formado por 32 crianças com diversas necessidades especiais e trabalha a terapia musical aliada às técnicas de fisioterapia e fonoaudiologia.

> Músico norte-americano na Orquestra:

A Orquestra Criança Cidadã recebeu a visita do pianista estadunidense e professor da Butler University, em Indianápolis, Indiana, William Engle. Ele conheceu o funcionamento do projeto, almoçou com as crianças e demonstrou especial interesse pelo trabalho realizado na Escola de Formação de Luthier e Archetier. O encontro aconteceu no dia 7 de maio, na sede da instituição, localizada no bairro do Cabanga.

> Parceria Internacional:

O Instituto Brasileiro de Patrocínio às Artes (Brazilian Endowment for the Arts) é o novo parceiro da Orquestra Criança Cidadã. Em visita ao projeto pernambucano no dia 6 de março, representantes da fundação – que se localiza em Manhattan, Nova York – ficaram encantados com o trabalho social desenvolvido no programa. O órgão se dedica à promoção das artes e da cultura brasileiras nos Estados Unidos. O presidente do Instituto, Domicio Coutinho, e a consultora da Unesco Giovanna de Melo puderam conhecer detalhes do funcionamento da Criança Cidadã e todas as dependências de sua sede.

> Medalha Nilo Coelho:

A Orquestra Criança Cidadã recebeu a Medalha Nilo Coelho, honraria concedida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) a pessoas físicas e jurídicas que prestam serviços relevantes à sociedade. O coordenador geral e idealizador da Orquestra, juiz João Targino, representou o grupo na solenidade realizada no TCE, no dia 7 de maio.

> Viva a França!

O quinteto de cordas da Orquestra Criança Cidadã integrou a abertura da 1ª Semana Internacional da Francofonia, no dia 16 de março. O evento teve o objetivo de expandir e debater a língua francesa no Estado pernambucano. O concerto aconteceu no Espaço de Dança e Arte Ária, em Piedade, na cidade de Jaboatão dos Guararapes.

> Patrocínio renovado:

A relação da Orquestra Criança Cidadã com a Caixa Econômica Federal contabiliza oito anos de apoio financeiro e incentivo cultural. No dia 20 de maio, o banco reafirmou a parceria com os Meninos do Coque. A solenidade de assinatura da quinta renovação do patrocínio, no valor de R$ 875.000,00, ocorreu na sede do projeto, no bairro do Cabanga, no Recife. O montante será aplicado na manutenção da Orquestra Cidadã.

> Relações diplomáticas:

O coordenador geral da Orquestra Criança Cidadã, juiz João Targino, realizou uma visita de cortesia à Embaixada Americana no Brasil, localizada em Brasília, no dia 11 de maio. Na ocasião, o magistrado foi recebido pela diretora do Departamento Cultural de Educação e Imprensa da Embaixada, Abigail Dressel. O objetivo do encontro foi o estreitamento das relações entre o projeto social e a instituição diplomática.

> Culto à MPB:

O Núcleo de Música Popular da Orquestra Criança Cidadã apostou em composições diversas, ressaltadas por roupagens diferenciadas, para iniciar a sua primeira exibição de 2015 no teatro da Caixa Cultural. Com batidas ritmadas, os 12 integrantes da banda abusaram da criatividade e dos solos de guitarra. O set list da noite reuniu sucessos de Tim Maia, Djavan, Jorge Vercillo, Tom Jobim e Dominguinhos. O pocket show aconteceu no dia 29 de março.

> Comemorando o Dia do Trabalhador:

O grupo de cordas da Orquestra Criança Cidadã protagonizou duas apresentações em homenagem ao Dia do Trabalhador. A primeira aconteceu no dia 30 de abril, em parceria com a nova patrocinadora do projeto, a Ebrasil Energia. O concerto foi realizado no empresarial JCPM, no Pina, onde a empresa possui escritório. Já a segunda sessão musical foi promovida pela Caixa Econômica, também patrocinadora do projeto. O evento foi realizado no teatro da Caixa Cultural, no bairro do Recife Antigo. A ocasião proporcionou o début de solistas da Criança Cidadã; entre eles, Moysés Gonçalves e Ronald Santos, ambos violinistas, executaram obras de Vivaldi.

> Coordenador obtém reconhecimento:

De abril a maio de 2015, o coordenador geral da Orquestra Criança Cidadã, juiz João Targino, recebeu várias homenagens em reconhecimento aos serviços prestados à população. No dia 27 de março, o juiz auferiu o Troféu Diva Pacheco Paixão Cultural, concedido pela Associação dos Produtores e Artistas de Pernambuco e entregue na cidade de Fazenda Nova, interior de Pernambuco. Ainda no mesmo mês, no dia 30, o coordenador da Orquestra também foi convidado a ocupar a cadeira de membro do Instituto dos Advogados de Pernambuco (Iape).

No dia 1º de abril, o magistrado foi agraciado com a Comenda de Alta Distinção “Ordem do Mérito Judiciário Militar”, concedida pelo Judiciário Militar no Brasil. A solenidade aconteceu em Brasília, no Clube do Exército.

Já na capital pernambucana, no mês de maio, o juiz João Targino foi homenageado com mais duas comendas. Em ato solene, o magistrado recebeu a maior honraria concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco (TRT-6). A Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira foi entregue no dia 13 de maio, no espaço Arcádia Recepções do Paço Alfândega, no Bairro do Recife. A polícia de Pernambuco também valorou o trabalho de Targino, concedendo a Medalha do Mérito da Polícia Civil. A homenagem foi entregue pelo governador Paulo Câmara durante a celebração dos 198 anos da instituição. A solenidade foi realizada no dia 15 de maio, no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções, em Olinda.

> Dia do Pau-Brasil:

Um trio de violinistas da Orquestra Criança Cidadã se apresentou em workshop promovido pela Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), alusivo ao Dia do Pau-Brasil, comemorado em 3 de maio. A data foi instituída com o objetivo de preservar a árvore característica da mata atlântica do País, tão explorada historicamente e que se encontra em extinção. O evento foi realizado no bairro de Casa Forte, no dia 6 de maio.

> 50 anos da Celpe:

A Orquestra Criança Cidadã foi umas das atrações principais da comemoração dos 50 anos da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), no dia 8 de abril. A distribuidora de energia é parceira da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), ONG que gere a Orquestra. O evento, restrito a convidados, contou, também, com uma apresentação do cantor Lenine. A festividade aconteceu no Teatro de Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio, no Recife.

PRÓXIMOS CONCERTOS

Nenhum concerto encontrado

Clique aqui e baixe a Cartilha Lei Rouanet

outras matérias desta edição





Apoio

Acompanhe-nos nas Redes Sociais

Contato

Contato para Eventos

Gabryella Boudoux

Fone: 81 9 9403-7296 (WhatsApp)

E-mail: eventosocc@gmail.com

Assessoria de Comunicação

Carlos Eduardo Amaral

Fone: 81 9 8831-9700 (WhatsApp)

E-mail: audicoes@gmail.com

Newsletter

Gestão

“Onde há música não pode haver maldade”
Miguel de Cervantes

Zaite Tecnologia, Empresa desenvolvedora do site.