POR

/

ENG

Revistas

Bom gosto, no ritmo que for e em qualquer orquestrao

Nome de Nilson Lopes tornou-se conhecido nos programas de concerto da Orquestra Criana Cidad, graas aos diversos arranjos que escreveu para o projeto
Paula Passos
Algumas msicas so uma constante nas apresentaes da Orquestra Criana Cidad ou de seus grupos representativos, seja em concertos oficiais, eventos privados ou participaes especiais. Lamento sertanejo, de Dominguinhos, e Por una cabeza, de Carlos Gardel, por exemplo, conquistam o pblico at em internatos, hospitais e asilos, em interpretaes com quintetos e quartetos de cordas.
Tambm bastante tocado (e aplaudido) o Medley Brazil, que une, em sequncia, uma bossa-nova, um choro e um frevo: Samba de vero (Marcos Valle), Tico-tico no fub (Zequinha de Abreu) e ltimo dia (Levino Ferreira). Mas a plateia mal sabe que a roupagem desses clssicos que ela ouve tem uma grife, com assinatura: Jos Nilson Lopes.
Autodidata no ofcio, Nilson Lopes cria arranjos para a Orquestra Criana Cidad desde o primeiro ano de atividades do projeto e j perdeu as contas de quantas vezes atendeu a OCC, mas, segundo ele, j foram mais de cem. Adoro fazer arranjos. Sinto-me feliz em poder participar de vrias composies atravs do arranjo, dando aos ouvintes uma nova maneira de escutar uma determinada obra. O primeiro que fiz para a Orquestra foi o de Aquarela do Brasil, de Ary Barroso. Foi uma espcie de teste, pra ver se o maestro Cussy ia gostar. Ele aprovou e desde ento no parei mais, declara, em entrevista por e-mail.
Nilson tambm conta que, por ser perfeccionista, fica tenso antes de assistir a alguma apresentao onde sero executados seus arranjos. Fico com medo de tocarem mal e s consigo relaxar depois de um tempo, mas, alm do nvel tcnico dos msicos, depende muito de quem est frente. No caso da Orquestra, tanto o maestro Cussy quando o atual, Nilson Galvo Jr., tm um trabalho muito reconhecido no meio. Ento, a OCC executa muito bem meus arranjos, analisa.
TRAJETO E OFCIO O primeiro contato com a msica se deu atravs da Banda Euterpina Juvenil Nazarena, de Nazar da Mata, Zona da Mata Norte de Pernambuco, como natural acontecer em cidades do interior. Nilson tentou aprender vrios instrumentos de sopro, mas no conseguiu se desenvolver em nenhum. S depois que ganhou um violo de uma tia, percebeu que seu interesse estava mais voltado para instrumentos de cordas e para as notas graves.
A partir desse momento, matriculou-se no Conservatrio Pernambucano de Msica para estudar contrabaixo eltrico. O tempo de passagem pelo Conservatrio foi de seis anos. Depois vieram a Licenciatura em Msica na Universidade Federal de Pernambuco e o mestrado em Composio pela Universidade Federal da Paraba, com orientao de Eli-Eri Moura, o mais destacado compositor de msica de concerto do Estado vizinho. Agora, depois de bastante tempo no mercado, pretendo divulgar mais o meu trabalho como compositor gravando um CD com algumas de minhas obras e fazer doutorado em Composio, conta.
Sobre o mercado de arranjos, ele explica que os preos dependem de fatores como: durao da msica, quantidade de instrumentos que iro execut-la, nvel de dificuldade etc. Geralmente, cobra-se 100 reais por cada instrumento (ou cada voz, como se fala no jargo musical), se uma msica tiver a mdia de trs minutos. Mas se esse valor fosse aplicado a uma orquestra, tornaria o custo do servio muito alto para o que o Recife est acostumado a pagar. Ento, segundo o msico, o arranjo para uma orquestra custa em mdia dois mil reais.
Em todos esses anos dedicado msica, o contrabaixista conta que precisou da compreenso da mulher, a pedagoga Cludia, para cuidar da educao dos filhos e ver o marido durante poucas horas no dia. muito bom encontrar algum que entenda seu trabalho, porque eu sempre trabalhei ou estudei durante a semana, e tocava aos finais de semana. Comecei aos 16 e fui at os 40 assim, relata.
Mesmo quando eu tenho um tempo livre, no paro nunca de pensar em msica. Acredito que para quem arranjador, para quem compositor, importante ter noo de cultura geral, assistir a filmes, ler livros, buscar alguma inspirao na arte, porque, s vezes, a gente tem uma ideia com base no que assistimos e transpomos esse momento na hora de arranjar ou de compor, porque msica no s nota, tentar passar determinado instante no que est sendo ouvido, explica Nilson, em continuao de entrevista por telefone.
ATIVIDADES Atualmente, Nilson trabalha na Banda Sinfnica da Cidade do Recife, onde arranjador e contrabaixista, e no Centro de Educao Musical de Olinda (Cemo), onde exerce a funo de regente da banda sinfnica da escola. Hoje, com 52 anos, o msico, mesmo com todo o trabalho, optou por diminuir um pouco o ritmo nas apresentaes aos finais de semana: No saio mais muito para tocar, agora, fico em casa fazendo arranjos, porque tenho muita demanda sempre, mas tambm encontro um tempo para encontrar os amigos, passear no shopping, estar com a famlia.
Os dois filhos, Paulo Henrique (20) e Pedro Vitor (24), tiveram a influncia paterna para seguir a msica. Paulo Henrique, atualmente, sargento-msico da Marinha, no Rio de Janeiro. Toca bateria e percusso erudita. Pedro Vitor, embora seja socilogo, j estudou piano no Conservatrio Pernambucano de Msica e, de vez em quando, compe algumas msicas.
Nilson, assim como o filho mais velho, tambm compe. Suas obras esto espalhadas em discos do Territrio Nordestino, da SpokFrevo Orquestra e no CD De sol a sol, cuja-faixa ttulo uma composio sua para a Orquestra Retratos, dirigida pelo maestro Marco Cesar.
O trabalho de Nilson muito bom, rtmico, idiomtico. Os arranjos que ele faz, alm de serem bonitos, conseguem extrair todo o potencial que os instrumentos tm e proporcionam uma conversa entre esses instrumentos. A gente percebe que ele estudou muito para conseguir essa qualidade, porque a tradio dele de banda, ento, no o usual que pessoas com essa bagagem arranjem to bem para orquestras, onde h outra formao instrumental, destaca o diretor artstico e maestro da OCC, Nilson Galvo Jr.

PRXIMOS CONCERTOS

Nenhum concerto encontrado

Clique aqui e baixe a Cartilha Lei Rouanet

outras matrias desta edio



Apoio

Patrocnio

Patrocnio Master

  • Ipojuca

  • Coque

Realizao

Acompanhe-nos nas Redes Sociais

Contato

Contato para Eventos

Gabryella Boudoux

Fones: 81 3428.7600/81 9 9403.7296

E-mail: eventosocc@gmail.com

Assessoria de Imprensa

Carlos Eduardo Amaral

Fones: 81 3428.7600 | 81 9 8831-9700

E-mail: audicoes@gmail.com

Newsletter

Gesto

Onde h msica no pode haver maldade
Miguel de Cervantes

Zaite Tecnologia, Empresa desenvolvedora do site.