POR

/

ENG

Revistas

Artigo - Como medir o valor de um violino?

- Matheus Soares*

Violinos esto entre os objetos com as maiores faixas de preo do mundo, custando desde algumas centenas, at dezenas de milhes de reais quando se trata de leiles de exemplares antigos. Parte dos valores justificada pelos processos de construo: industrial ou artesanal. O processo industrial consegue produzir centenas de instrumentos por dia e, com isto, baratear o custo final. No entanto, o automatismo muitas vezes entrega ao acaso a produo de instrumentos que tenham timas qualidades sonoras: um instrumento chins de uma mesma srie pode soar muito bem ou pobremente, uma vez que no hbito do processo em larga escala a escolha minuciosa de madeiras ou a realizao de ajustes na construo para procurar tirar o melhor de uma madeira especfica.

Bons instrumentos podem ser feitos em grandes fbricas, mas, at os dias de hoje, o pice da construo de instrumentos est relacionado ao trabalho artesanal talvez seja esta a razo de a luteria, a arte de construir instrumentos, ainda conseguir ser uma das poucas formas de produo artesanal que conseguem conviver com a industrializao. O processo artesanal mantm, alm de uma construo que busca qualidades acsticas respeitando as caractersticas de cada madeira, a possibilidade de ornamentar e dar personalidade, uma vez que cada instrumento tende a sair com caractersticas nicas. No entanto, o processo artesanal de um nico autor, em mdia, produz um instrumento por ms e o custo de um instrumento destes normalmente chega a alguns milhares de reais, a depender de vrios fatores, desde esttica e som, at ao prprio nome que um autor moderno possa construir ao longo de sua carreira.

Mas como pode um instrumento musical conseguir chegar s cifras de milhes de dlares? Muito passa pela estrada que o violino percorreu. Levam-se em conta os ombros de grandes msicos que o apoiaram; a fama, talento, proficuidade e contexto do arteso, que podem ter lhe rendido um lugar importante na histria; e ainda importante pensar na relao direta que um instrumento possa ter com um tempo em que a msica erudita desfrutava um perodo mais vivo e intensamente produtivo. Remetendo a este tempo, nomes como Antonio Stradivari e Guarneri Del Ges representam para a luteria o que Mozart e Beethoven representam para a composio musical. Acredita-se ainda, que o processo de secagem lenta e o uso constante atravs dos anos confiram uma sonoridade diferenciada a instrumentos antigos. Por todos estes motivos, o processo de construo artesanal moderno normalmente passa pelo estudo de instrumentos antigos e se inspira nesses modelos, uma cpia exata pode trazer um tanto do valor do instrumento original e conceder a um instrumento moderno o valor de at uma ou duas centenas de milhares de dlares.

No entanto, comum certa confuso entre as pessoas ao atribuir o alto valor monetrio exclusivamente s qualidades sonoras de um instrumento. Isso d asas imaginao e cria fantasias sobre um ideal de sonoridade que jamais seria possvel existir fora daqueles instrumentos (e daquela poca). Uma boa sonoridade pode depender de vrios fatores, desde o clima tcnica, intimidade do msico com o instrumento especfico e prpria subjetividade do instrumentista, no sendo uma cincia exata. Talvez parte importante da sonoridade esdruxulamente linda que se pode escutar de um Stradivari ou Guarneri Del Ges possa ser creditada ao prprio instrumentista, j que estes instrumentos no dificilmente so tocados pelos maiores msicos do mundo, os que regam o talento com anos de estudo, ou seja, talvez no se tratando apenas do instrumento em si.

de se entender que o contato com o antigo possibilita a uma conexo mais profunda com o tipo de musicalidade de certa poca, a que se tenta resgatar procurando seguir fielmente as indicaes do compositor, mas talvez seja igualmente importante que a msica respire certos ares de novo, para que possa pulsar cada vez mais forte e presente entre ns. Mas, no final, tudo isto est condicionado subjetividade do violinista: uma boa apresentao poder depender bastante disto, do que o fizer se sentir bem, seja um instrumento moderno com verniz brilhante, seja um instrumento antigo com sua histria, seja um instrumento excentricamente nico (dentro de alguns limites saudveis, claro) qualquer coisa que o inspire a trazer a um concerto as cores que a humanidade vem pintando no silncio.

*Aluno da Escola de Formao de Luthier e Archetier da Orquestra Criana Cidad

PRXIMOS CONCERTOS

29/07/2018

Concerto de aniversrio de 12 anos da Orquestra Criana Cidad

04/08/2018

Concerto Armorial - 2 edio

Clique aqui e baixe a Cartilha Lei Rouanet

outras matrias desta edio





Apoio

Acompanhe-nos nas Redes Sociais

Contato

Contato para Eventos

Rebeca Laranjeira (Bea)

Fones: 81 9 9959-9831/81 9 9403-7296

E-mail: eventosocc@gmail.com

Assessoria de Imprensa

Carlos Eduardo Amaral

Fones: 81 9 8831-9700 (WhatsApp)

E-mail: audicoes@gmail.com

Newsletter

Gesto

Onde h msica no pode haver maldade
Miguel de Cervantes

Zaite Tecnologia, Empresa desenvolvedora do site.