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Uma ponte fraternal e musical

Depois de Kassel (Alemanha, 2013), Vaticano e Lisboa (2014), Roma (2015), Nova Iorque (2016) e Roma, de novo (2017), a Orquestra Criana Cidad realizou mais uma viagem internacional, desta vez para Buenos Aires. Entre os dias 7 e 12 de julho, na capital argentina, a OCC realizou trs concertos bastante prestigiados: na Catedral Metropolitana, no encontro anual da Renovao Carismtica Catlica e na Sinagoga da Congregao Israelita Argentina.

O convite para a viagem veio do vice-presidente mundial da Fraternidade Catlica das Comunidades e Associaes Carismticas de Aliana (CF), Pino Scafuro, tambm coordenador da Renovao Carismtica Catlica em Buenos Aires. Pino conheceu a sede da OCC em 2014 e obteve a agenda para a memorvel visita da Orquestra ao Papa Francisco, naquele mesmo ano. Desta vez, Pino abriu espao para nossa presena no encontro anual da Renovao Carismtica Catlica (RCC) Argentina.

Sob o tema A inspirao pode mudar o mundo, o encontro da RCC teve lugar no Luna Park Stadium, durante a manh e a tarde de 9 de julho, Dia da Independncia Argentina. Mesmo tratando-se de um evento ligado a um movimento leigo catlico, e com grande maioria de convidados clrigos e missionrios, a proposta do encontro era ecumnica e a OCC foi lembrada por carregar consigo uma mensagem permanente de transformao social por meio da msica.

O idealizador e coordenador geral da orquestra, Joo Targino, e a presidente da Associao Beneficente Criana Cidad, Myrna Targino, no puderam chefiar a comitiva, em virtude de compromissos pessoais coincidentes. A tarefa coube ao gerente administrativo do Ncleo do Coque, Edivaldo Cavalcanti, auxiliado pela professora de violino da OCC Rafaela Fonsca, como produtora ad hoc, e pelo assistente Gilvan Celestino.

A CATEDRAL Por sua vez, Pino tomou a iniciativa de articular os outros dois concertos que a orquestra realizou em solo portenho: na Catedral Metropolitana e na Sinagoga. No dia 8 de julho, por intermdio do Padre Alejandro Russo, reitor de msica da catedral, a OCC tocou quatro nmeros musicais ao longo da missa das 11h30, dividindo a participao com um coro acompanhado por rgo: ria da corda sol, de Bach (entrada); Jesus alegria dos homens, tambm de Bach (ofertrio); Panis angelicus, de Csar Franck (comunho), e o segundo movimento do Inverno de Vivaldi (sada).

s 12h30, aps a missa, a OCC realizou um concerto dirigido ao pblico, que recebeu bastantes aplausos de turistas e fiis, incluindo diversos brasileiros. O repertrio constou do primeiro movimento do Concerto de Brandemburgo n 3, de Bach, do primeiro e quarto movimentos da Sute So Paulo, de Gustav Holst, da estreia latino-americana de Chahargah, do iraniano Mehran Badakhshan, e do Mouro, de Guerra-Peixe (orquestrado por Clvis Pereira).

O LUNA PARK No dia seguinte, feriado nacional na Argentina, a Orquestra Criana Cidad subiu ao palco do Luna Park Stadium, mais emblemtico espao de eventos do pas, que j abrigou acontecimentos to diversos quanto lutas de boxe, mundiais de vlei e basquete, alm do casamento de Diego Maradona e do velrio de Carlos Gardel.
A participao da OCC teve incio pouco depois das 16h30. Em roteiro intercalado por msicas, Pino Scafuro contou sua histria desde o momento em que foi levado a conhecer a sede da orquestra pelo amigo Gilberto Barbosa, da comunidade catlica Obra de Maria at o instante em que tocamos para o sumo pontfice em Roma, h quatro anos.

Ao longo de todo o dia, um Luna Park lotado assistiu a notveis exemplos de pessoas que viram uma necessidade, receberam uma inspirao para resolv-la e mudaram a realidade. Joo Targino, homem da Justia, percebeu uma injustia. Deus o inspirou, Joo creu nessa inspirao e, assim, a realidade de muitas crianas mudou e o mundo foi um pouco mais justo, rememora Pino. Essas crianas descobriram que podiam sonhar e, mais tarde, que seus sonhos podiam tornar-se realidade, acrescenta.

OS DEPOIMENTOS Antes da fala de Pino, a OCC apresentou, como carto de visitas, Aquarela do Brasil, de Ary Barroso. Por una cabeza, de Carlos Gardel e Alfredo Le Pera, veio baila no momento em que Pino relembrou a mesma msica tocada para ele guisa de recepo, em 2014. Por fim, Jesus alegria dos homens e Vive Jesus, o Senhor fizeram aluso, respectivamente, ao compositor (Bach) e ao cntico catlico preferidos do Papa Francisco.

Por fim, o violinista Filipe Reis e a violista Rebeka Muniz, alunos da OCC desde a inaugurao do projeto, em julho de 2006, foram chamados por Pino para falar perante a multido presente sobre a inspirao que a msica despertou em suas vidas por meio da oportunidade de integrar o projeto.

Ex-professora da ABCC (hoje, na OCC), Rebeka resume a experincia de ter discursado pela primeira vez para uma plateia to ampla: Foi incrvel. Eu nunca tinha falado para tantas pessoas. Foi um sentimento de realizao e de surpresa, porque eu no sabia que eu ficaria to tranquila diante de tantas pessoas. E foi uma honra estar ali, diante de tanta gente, contando o que eu vivi e, atravs da minha histria, inspirando outras pessoas, que talvez possam estar na mesma situao que eu, antes de conhecer a orquestra.

O CONCERTO PELA PAZ O ltimo dia de msica em Buenos Aires, 10 de julho, uma tera, foi marcado pelo concerto de mais alto nvel artstico da viagem, na Sinagoga da Congregao Israelita Argentina, localizada na praa Lavalle. Pela concepo do concerto, o programa constava de trs obras estrategicamente selecionadas: uma de compositor judeu, outra, de cristo, e a ltima, de muulmano.

Assim, foram tocadas a Sute Israel, do recifense Benny Wolkoff (1921-1995), o Inverno, das Quatro estaes do padre Antonio Vivaldi tendo como solista Thiago Formiga, um dos professores de violino da OCC , e Sacrifice of brothers (Sacrifcio de irmos), do iraniano Sepehr Pirasteh em estreia mundial na verso original, para cordas. Aplaudida de p, a Orquestra Criana Cidad deu trs bises de agradecimento: Mouro, Por una cabeza e Lamento sertanejo, de Dominguinhos.
A REPERCUSSO A Sra. Liliana Reynoso, na pgina Conciertos en Libertad, no Facebook, que realizou a transmisso ao vivo do Concerto pela Paz, declarou-se entusiasmada com a performance da OCC: Parabns pela paixo que transmitiram. Brindaram-nos com amor e os escutei com o corao. A pele se eria e a alma se regozija. Que os xitos continuem!!!

Entre os presentes ao concerto, estava o ministro de Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel da Argentina, Sergio Bergman tambm rabino do Templo Libertad (nome oficial da sinagoga), fundador da Fundao Judaica e fundador e presidente da Fundao Argentina Cidad. Bergman recebeu um kit com lbuns e revistas da OCC; outro kit foi direcionado ao rabino Abraham Skorka, amigo pessoal do Papa Francisco e que no pde comparecer apresentao.

A AVALIAO O maestro Nilson Galvo Jr. classifica muito positivamente a viagem, nos quesitos artstico e educativo. No ponto de vista artstico, essa oportunidade serviu para o aprimoramento da qualidade do grupo, tendo servido de estmulo para o algo a mais aquela afinao que faltava, a dinmica que poderia ter mais contraste, a qualidade de som mais refinada que estava faltando... Foi possvel exigir mais dos(as) meninos(as) em relao a postura e atitude em cima do palco. E eles foram muito bem!, elogia o regente.

Sobre o aspecto educativo, temos agora uma grande oportunidade de em primeiro plano colocar as msicas brasileiras (clssicas e regionais) em paridade com outras obras. Em segundo plano, termos uma conversa aberta sobre aquilo que funcionou, tanto na preparao como nos concertos propriamente ditos, bem como sobre as coisas que poderiam ter sido feitas de outra forma. Acredito que as respostas a esses questionamentos faro com que os alunos tenham uma educao mais slida no que diz respeito preparao de concertos e turns, conclui.

J Pino Scafuro, que tambm integra o Departamento de Leigos da Conferncia Episcopal Argentina, conta que alm da excelncia musical, reconhecida por membros do Mozarteum Argentino, e de termos vivido com alegria a amizade experimentada naqueles dias com os integrantes da orquestra, o evento [do Luna Park] teve muitas repercusses, no geral, e a experincia da Orquestra tambm, particular.

AS VISITAS Foram poucas, mas muito bem aproveitadas, as horas livres na capital argentina. Os pontos tursticos obrigatrios no deixaram de ser visitados e bastante fotografados pelos alunos: a Floralis Generica; a esttua da Mafalda, em San Telmo; a Praa Lavalle; o Centro Cultural Recoleta; o Obelisco, na avenida 9 de Julho; a Praa de Maio e a Casa Rosada; e o Caminito, na Boca, por duas vezes (eleito o melhor lugar para compras de lembranas de viagem).

Mas a OCC ainda aproveitou para cumprir uma agenda de cunho cultural e institucional. No dia 10, pela manh, conhecemos o Teatro Coln, a mais clebre casa de pera e bal da Amrica Latina, conduzidos por uma das guias oficiais do teatro, Luca Ossoinak. A visita, acertada pela OCC, teve entrada gratuita por cortesia da direo do Coln. J no dia 11 tarde, visitamos o Congresso da Nao Argentina, ladeados pela secretria executiva Rosa di Lorenzo e pela deputada Ana Mara Llanos Massa.

ANFITRIES E AMIGOS Joo Targino, idealizador da OCC, faz um balano da passagem da orquestra em solo argentino: Avalio a viagem Argentina como extremamente positiva: mais um pas em que a orquestra pde mostrar o seu talento, a sua arte, e esperamos que, com essa visita e os concertos realizados, novas perspectivas se abram no sentido de que faamos intercmbios, ocorram novos concertos, enfim, que se formem laos estreitos entre a OCC e projetos e instituies argentinos.

Pino Scafuro retribui: Muitos perguntam quando voltaro e oferecem ajuda para que isso seja possvel. Esperamos que tenham sido to felizes aqui como fomos com vocs. Agora estamos atentos ao que a comunidade nos pedir a partir deste encontro. Talvez a volta da Orquestra para outras funes e, sobretudo, compartilhar experincias com outras iniciativas musicais similares, contudo mais modestas, da Argentina.

Mais do que o lado musical e institucional, a viagem da Orquestra Criana Cidad Argentina ficar eternamente marcada pela amabilidade do povo portenho, especialmente da equipe que nos recepcionou e no mediu esforos para atender delegao da orquestra em tudo o que fosse necessrio.

Alm de Pino Scafuro, devem ser listados aqui: Ana Mara Wastian, Rosa di Lorenzo, Luis Danderfler, Pablo Barboni, Daniel Caracciolo e o casal Silvia e Javier Tagle, que nos acompanhou nos seis dias em que ficamos alojados no Instituto Garrigs, no bairro de La Paternal, dirigido por Daniel Roln e Eduardo Falcn, coordenador e assessor do instituto, respectivamente.

O Instituto Garrigs, antigo orfanato de meninas, depois transformado em centro de atendimento socioeducativo para menores, hoje abriga um centro de assistncia social com ambulatrios, cursos profissionalizantes e alojamentos alugveis, administrado pelo governo federal argentino. Em um dos momentos de lazer no local, os meninos da OCC desafiaram uma equipe de jovens de uma comunidade prxima. O placar, no vamos dizer, em nome da diplomacia (risos).

COMPOSITORES IRANIANOS
Ao idealizar o Concerto pela Paz, no Templo Libertad, Pino Scafuro acabou confiando uma misso de importncia para a OCC: possuamos partituras de compositores cristos e judeus em nosso acervo, mas no de muulmanos. Ento, aps contato com o compositor norte-americano George Gianopoulos, fomos apresentados via e-mail ao diretor da Associao de Compositores Iranianos Contemporneos, Amin Sharifi.

Sharifi abriu uma chamada para partituras entre os integrantes da associao, e o maestro Nilson Galvo Jr. selecionou duas para as apresentaes na Argentina: Sacrifice of brothers, de Seperh Pirasteh (1993), e Chahargah, de Mehran Badakhshan (1994) depois estreadas no Brasil, no concerto de aniversrio de 12 anos da OCC, dia 29 de julho passado.

Chahargah, para orquestra de cordas, foi originalmente escrita para quarteto de cordas em dezembro de 2016 e , em sua maior parte, baseada em dois dos principais modos da msica tradicional e folclrica iraniana: chahrgh e shr. A pea comea com uma caprichosa introduo em chahrgh e segue com o tema principal na parte do adagio. A segunda parte da obra, quase toda escrita em shr, em andamento vivace, uma lembrana de uma tcnica rtmica da msica tradicional iraniana, chamada chahr-mezrrb, explica Badakhshan.

Pirasteh fala sobre Sacrifice of brothers: Ela baseada em uma velha cano do comeo da Revoluo Iraniana [de 1979], escrita por M. R. Lotfi e cantada por M. R. Shajarian. O assunto dessa cano sobre pessoas que se sacrificam pela causa da liberdade. Depois da introduo, o primeiro tema influenciado pela msica folclrica persa e mostra toda a comoo e as tenses na sociedade. O segundo tema, baseado na citada cano, exibe o sofrimento e as dramticas cenas da conquista da liberdade.

Ainda neste semestre, a OCC estrear em mbito nacional e latino-americano, no Recife, outras duas partituras avaliadas pelo maestro Nilson Galvo: Kourdish, de Ahmad Reza R. Mohseni, e Shahzama de Mil contos de Achaemenid, de Mohsen Kuschkie.

PRXIMOS CONCERTOS

26/10/2018

Concerto de 4 anos do Ncleo do Ipojuca - 2 de 4

30/10/2018

Concerto de 4 anos do Ncleo do Ipojuca - 3 de 4

01/11/2018

OCC Ipojuca na Caixa Cultural Recife

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