POR

/

ENG

Revistas

A personificao de trs saberes: Msica, Jornalismo e Geografia

Do alto do Edifcio Tiradentes, na Av. Dantas Barreto, no centro do Recife, o saxofonista Edson Rodrigues ouviu uma voz que mudou sua trajetria. Eu trabalhava como servente de pedreiro l, o pessoal do Sindicato dos Msicos Profissionais do Recife soube e foi me chamar para voltar para a Banda Sinfnica do Recife, contou, em entrevista exclusiva concedida no Museu Pao do Frevo, para a Revista Criana Cidad.

Em 1964, com 22 anos de idade, o msico j havia dado os primeiros passos na carreira musical. Dez anos antes, quando entrou na Escola Tcnica Estadual Professor Agamenon Magalhes (Etepam), para cursar Artes Grficas, Edson iniciou tambm os estudos na banda musical do colgio. Em 1957, o msico desfilou pela primeira vez no carnaval: Eu tinha 15 anos e, naquele momento, um mundo novo apareceu para mim. No ano seguinte, Ademir Arajo (Maestro Formiga) e eu j fazamos parte da Banda Municipal do Recife, que hoje Banda Sinfnica.

Em 1958, Edson realizou o concurso para a Banda e uma palavra o marcou para sempre. Eu lembro que nos foi dito que aquela vaga era condicional, ento, eu pensei: Se vier algum melhor do que eu, eu t fora. Foi naquele instante que resolvi estudar muito e dar o melhor de mim, para que pudesse permanecer na Banda que, naquele poca, se apresentava em praas, escolas pblicas, na cmara dos vereadores, detalha.

Entretanto, o maestro relata que a Banda realizava as apresentaes, mas demorava muito para receber, o que resultou em seu afastamento por dois anos, fazendo com que ele precisasse trabalhar como servente de pedreiro, ofcio que aprendeu com seu pai, pedreiro, e o levou ao alto do Edifcio Tiradentes.

No perodo em que esteve afastado da Banda, comeou a trabalhar numa grfica, onde tentou aplicar o que foi aprendido na Etepam, mas no levou muito jeito. Por semana, o maestro recebia 120 cruzeiros. Logo aps seu retorno Banda, comentaram que estavam precisando de msicos no Caf Lafaiete, no centro.

Eu fui l e me encontrei com Clodoaldo, baterista. Ele me disse que poderia me pagar 300 cruzeiros por uma apresentao no Clube Madeira do Rosarinho. Para quem ganhava 120 numa semana, aquele foi o momento onde eu percebi que poderia viver de msica, relembrou. Nessa poca o saxofonista ainda tocava na Boate Sambur, junto com o pianista Z Gomes e o baterista Geraldo Santos.

COMPOSIES FAMOSAS O processo de criao de Edson Rodrigues varia. Normalmente, vem o desejo de escrever. Mas se eu parar e sentar tambm consigo compor, porque com o tempo a gente vai dominando as tcnicas, explica. Outro recurso que tambm ajuda o seu momento criativo andar sempre com um caderno com papel de msica. Essa dica ele aprendeu no livro Como ouvir e entender msica, de Aaron Copland.

No caso de Duas pocas (1965), eleito o melhor frevo de rua de 1966, o compositor resolveu homenagear os carnavais de sua av na primeira parte da msica. No segundo trecho, ele se utilizou de notas mais altas, comuns ao frevo de rua, que representava o carnaval de sua juventude. A primeira parte voc pode observar que uma melodia singela, uma cano para seresta, e depois vem um frevo mais pra cima, explica.

Roda e avisa (1988), sucesso conhecido na voz de Alceu Valena, veio num momento em que Edson ouvia o rdio, assistia ao programa do Chacrinha e compunha a msica. Eu gostava muito do programa dele e sempre pensei que seria um baque muito grande quando ele morresse, ento, resolvi escrever. A primeira parte eu fiz e pedi que a segunda Jota Michiles completasse, relatou.

JORNALISMO, GEOGRAFIA E MSICA Eu sempre gostei muito de escrever, de ouvir notcia, por isso resolvi fazer Jornalismo e at hoje isso me ajuda, porque posso escrever qualquer coisa. Atualmente, escrevo crnicas semanais para a Rdio Clube AM e tambm t tentando escrever minha biografia, conta. Edson decidiu cursar Jornalismo na Universidade Catlica de Pernambuco (Unicap) pelo gosto pela escrita. Sua turma comeou em 1975; entre os colegas, Jos Pimentel (1934-2018), ator que interpretou Jesus Cristo por mais de 40 anos.

Dez anos depois, o jornalista acabou fazendo Geografia, tambm na Unicap. Ele j dava aula de Msica na Escola Pedro Celso, por ser Bacharel pelo Conservatrio Pernambucano de Msica, mas ainda no tinha Licenciatura. Acabei fazendo Geografia tambm, mas dei aula s no perodo de estgio mesmo, diz.
Em 1994, o professor entrou como portador de diploma no curso de Msica da Universidade Federal de Pernambuco, onde depois se especializou na rea de Etnomusicologia. Estudei como a msica funciona dentro das culturas. Penso que pode ter a ver com o fato tambm de eu sempre ter gostado mais da Geografia Humana, focada nas sociedades, reflete, quando questionado sobre a relao entre suas escolhas acadmicas. Edson cogita se aprofundar nessa rea de estudo em Portugal.

Atualmente, o msico aposentado da Prefeitura do Recife, como regente da Banda Sinfnica da Cidade do Recife, e tambm do Estado. s quartas, ele se apresenta em um bar de luxo da cidade com a Contrabanda, onde toca jazz com Fernando Rangel (contrabaixo acstico), Nilton Rangel (guitarra) e o baterista Enoque Souza, professor da Orquestra Criana Cidad.

Eu comentei que estava trabalhando na OCC e ele disse: Ah, vou escrever alguma coisa pros seus meninos. Ele chegou depois com Temas nordestinos, uma mistura de gneros da nossa regio, como valsa e o baio, inspirada em sons que ele escuta pela rua, em feiras. Ele uma pessoa que compe com facilidade. De vez em quando, ele chega com alguma partitura nova, recm-escrita e a gente toca com a Contrabanda, conta Enoque, que admira o maestro pela alma jovem, pelo repertrio absurdamente vasto e pelo incessante interesse em aprender.

PROVA DE GRATIDO No tempo em que foi professor de saxofone no Conservatrio, ensinar a ser um bom instrumentista no era suficiente. Eu sempre dizia aos meus alunos que, alm de serem bons msicos, eles precisavam ser bons homens. Um aluno que sempre demonstrou esse reconhecimento foi o Maestro Spok. Ele dizia que eu sou como um pai pra ele. Quando eu precisei vender meu sax tenor para resolver problemas pessoais, ele me fez uma surpresa e me comprou um sax. Eu agradeci e ele disse que eu j tinha feito muito mais por ele. Aquilo pra mim foi uma prova de gratido, relembrou emocionado. Atualmente, o maestro tem quatro saxes: dois altos, um soprano e um tenor.

Para o compositor, a arte essencial para o bem-estar do ser humano. Em 2010, foi determinado que era obrigatrio que as escolas oferecessem aulas de Msica, mas at hoje no aconteceu, comenta. A esse descumprimento da lei, o msico atribui uma certa ignorncia musical por parte das pessoas, que faz com elas consumam msicas passageiras e que agridem a imagem da mulher.

Soma-se a isso a falta de compromisso das polticas na cultura. No carnaval deste ano, o maestro se apresentou na Praa do Arsenal e na Praa da Independncia, mas a mesma dificuldade que ele tinha em receber o salrio na dcada de 1950 persiste: As pessoas esto preocupadas com politicar. Falta uma pessoa de boa formao para comandar as secretarias de cultura e pensar polticas que funcionem. Por exemplo, a gente toca no carnaval e s vai receber em julho, afirma.
Edson Rodrigues sintetiza a importncia da arte com uma frase que ouviu em algum lugar, mas que nunca esqueceu: A arte o verniz da alma e, para ele, tem sido assim h mais de 60 anos.

PRXIMOS CONCERTOS

12/12/2018

Lanamento do livro "Ecos de Clarice"

12/12/2018

Coral da OCC Ipojuca no projeto Sinos de Tima

13/12/2018

Lanamento do livro "Chesf, 70 anos de Histria"

Clique aqui e baixe a Cartilha Lei Rouanet

outras matrias desta edio





Apoio

Acompanhe-nos nas Redes Sociais

Contato

Contato para Eventos

Gabryella Boudoux

Fone: 81 9 9403-7296 (WhatsApp)

E-mail: eventosocc@gmail.com

Assessoria de Comunicao

Carlos Eduardo Amaral

Fone: 81 9 8831-9700 (WhatsApp)

E-mail: audicoes@gmail.com

Newsletter

Gesto

Onde h msica no pode haver maldade
Miguel de Cervantes

Zaite Tecnologia, Empresa desenvolvedora do site.