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Artigo - Iniciao clarineta: ensino e aprendizagem

Os cursos formais de clarineta nas escolas de msica da cidade do Recife tm seus primeiros registros no Conservatrio Pernambucano de Msica, em 1968, seguidos pela Universidade Federal de Pernambuco (1970), Escola Tcnica de Criatividade Musical do Recife (1984) e Orquestra Criana Cidad (2013). Segundo clarinetistas anteriores ao surgimento destas instituies, o ensino da clarineta acontecia entre amigos e familiares nas casas, igrejas e tradicionais bandas de msica, na forma de tradio oral. O msico mais antigo, no era necessariamente clarinetista, ensinava ao mais novo e assim difundia o conhecimento sobre o instrumento entre as bandas civis e militares da poca.

Sendo a iniciao clarineta um perodo de maior ateno formao da base do aluno clarinetista sobre aspectos tcnicos e interpretativos, o professor deve assumir um papel de destaque, pois dele a responsabilidade de: apresentar a clarineta, seu repertrio e possveis formaes musicais; apresentar prticas dirias de estudos tcnicos e interpretativos e de apreciao musical que levem o aluno ao aperfeioamento na tcnica e na interpretao; e ainda instru-lo quanto s diversas possibilidades profissionais. Este professor deve buscar ampliar sua capacidade tcnica e interpretativa junto clarineta, bem como em aspectos pedaggicos, ciente de que deve ser o melhor exemplo direto para o aluno clarinetista em formao.

Nas escolas do Recife, os professores de iniciao clarineta so estudiosos que buscam informao e formao sobre assuntos que envolvam uma boa ergonomia ao clarinetista como: postura, respirao, embocadura, mecanismo e emisso sonora. Tambm, alm das reas musicais, tm se capacitado sobre aspectos sociais e psicolgicos para atender melhor ao pblico com o qual trabalham; tm buscado por livros e repertrios, aliando-se a novos compositores, enriquecendo o repertrio clarinetstico local e buscando novos recursos sonoros. Com ajuda das redes sociais, tm estreitado os laos com outros profissionais e se atualizado sobre metodologias de ensino para suas classes, considerando a individualidade de cada aluno; porm as instituies de ensino da msica s quais estes professores esto vinculados adotam ainda em seu sistema metodologias do modelo conservatorial de ensino utilizadas no final do sculo XIX.

Quanto ao programa de ensino, este elaborado pelo corpo docente de cada instituio. No so flexveis, possuem metas com prazos a se cumprir e desconsideram a individualidade no processo didtico. Os professores seguem uma mesma linha de contedo por processos de aprendizagem e repertrios diferentes, valorizando o fazer musical segundo sua experincia. H docentes mais alinhados com um mtodo (livro) e repertrios por partituras, assim como h professores que priorizam a educao do ouvido e abolem totalmente o uso de partitura no primeiro ano, primando por aspectos tcnicos e interpretativos, pela imitao como processo de ensino-aprendizagem, e somente introduzem a partitura aps entenderem como assimilados contedos que os mesmos consideram prvios leitura, como os de ergonomia. Representadas por seus professores de clarineta, o que cada instituio de ensino de Msica na cidade do Recife pretende que, ao final do ciclo que aqui chamamos de iniciao clarineta, os alunos conheam bem a clarineta e suas sonoridades, dando seguimento aos estudos.

Diante de tanta evoluo no ensino da clarineta nas escolas de msica recifenses, e a concluso de que estes profissionais buscam por atualizao, boa qualidade musical e envolvimento com o instrumento. Em oposio, temos o processo de ensino-aprendizagem que segue um modelo tradicional, imposto pelo atual sistema de ensino. s vezes, este tradicionalismo no atende s demandas pedaggicas da atualidade, sendo um ponto a ser trabalhado nestas instituies.

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