Concertos gratuitos levam repertório clássico à população
A população do Recife pôde assistir à Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque em dois concertos gratuitos no final de 2010: o Festival Bach e o Concerto para as Crianças, ambos focados em repertórios clássicos de grandes compositores. O Festival Bach, como o próprio nome já diz, apresentou as peças mais famosas do compositor do período barroco, enquanto o Concerto para as Crianças homenageou os pequenos pernambucanos com a Sinfonia dos Brinquedos, de Leopold Mozart, entre outras peças direcionadas ao público infantil. Ambos os concertos foram realizados na Igreja da Madre de Deus, no Recife Antigo.
O Festival Bach, apresentado no final de setembro, pode ser considerado um momento histórico para os Meninos do Coque por dois motivos. Primeiramente, o evento marcou a estreia do maestro italiano Vittorio Ceccanti como condutor do projeto. O outro marco foi que, pela primeira vez, a Orquestra se apresentou em um evento produzido e organizado por conta própria. “A população precisa conhecer mais o trabalho que desenvolvemos”, diz a maestrina e professora Aline Ananias, que idealizou as apresentações.
A sincronia entre Orquestra e público foi perfeita na noite. Tanto que, ao fim da apresentação, os 21 meninos e meninas foram aplaudidos de pé por um longo tempo. Vale também frisar a participação ilustre da pianista Adele Ananias e de Andréia Rocha, que tocou cravo (tipo de piano “reduzido”).
O coordenador geral da Orquestra Criança Cidadã, o juiz João Targino, foi quem se encarregou de abrir o evento. O mentor intelectual da Orquestra demonstrou satisfação em promover uma noite de música clássica por conta própria. “Estamos muito felizes. Cada concerto que fazemos é uma prestação de contas para a população. Só assim podemos demonstrar que essa garotada está evoluindo e crescendo como músicos e, sobretudo, como pessoas”, falou o juiz.
Vittorio Ceccanti, por sua vez, demonstrou toda a simpatia e desejo de interagir com o público: “Eu vou tentar falar português” – avisou, logo de início, arrancando sorrisos da plateia. E complementou: “Estou muito contente em estar aqui com os meninos para demonstrar um trabalho profissional. Estamos crescendo”, frisou o italiano, que vai aprendendo português em uma velocidade incrível.
Durante a apresentação, a Orquestra encantou o público com composições como o “Concerto em Re Menor Para Dois Violinos” e o “Concerto N.1 em Re Menor Para Piano e Orquestra”. Aline Ananias destacou o esforço dos alunos. “Os meninos foram muito bem na preparação. Vale destacar a fundamental participação de todos os professores na construção desse evento e na evolução dos garotos.”
Concerto para as Crianças homenageia pequeninos
O Concerto para Crianças, em homenagem aos pequeninos, encantou o público de todas as idades que compareceu na noite do dia 18 de outubro. Ao todo, 66 meninos e meninas compuseram a Orquestra Criança Cidadã, que, pela primeira vez, foi regida pelo maestro paraibano Luiz Carlos Durier – convidado especial da noite. A maioria dos garotos que se apresentaram tinha entre 7 e 11 anos.
A apresentação trouxe peças clássicas destinadas ao público infantil, com destaque para a “Sinfonia dos Brinquedos”, de Leopold Mozart. O maestro Luiz Carlos Durier, da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, rigoroso nas aulas, demonstrou uma interação muito boa com as crianças e com o público. Sempre sorridente e regendo a Orquestra com animação, o maestro parabenizou o desempenho dos garotos.
“Tivemos um convívio familiar muito bom, e a apresentação coroou isso. As músicas não eram fáceis, mas, demonstrando muita qualidade artística, eles deram conta de tudo muito bem. Fiquei feliz com o trabalho que os professores realizam aqui. Estão todos de parabéns”, elogiou Durier.
Além da “Sinfonia dos Brinquedos”, que trouxe também uma apresentação com brinquedos de verdade em meio aos tradicionais instrumentos de corda, os garotos também tocaram a “Valsa do Imperador”, de Strauss; as “Danças Romenas”, de Bartok; e composições infantis populares no Brasil. O juiz João Targino fez questão de ressaltar a evolução social que a música está trazendo para os Meninos do Coque. “A cada dia, ficamos mais felizes ao ver esses garotos se enchendo de novos valores. A nossa grande conquista é formar não apenas músicos, mas também cidadãos com caráter.”
Homenagens
O professor Fabiano, representando todos os demais mestres da Orquestra Criança Cidadã, foi homenageado por Luiz Carlos Durier e pelos alunos. O professor recebeu flores e os parabéns pelo bom trabalho. A professora Aline Ananias também foi chamada ao palco e recebeu muitos aplausos dos garotos e da plateia. Por fim, Durier também recebeu flores como forma de agradecimento à participação especial.
Curso de Artes Plásticas agita Espaço Criança Cidadã
A propósito de Inclusão Social
Associação Criança Cidadã se alia ao “Centavos da Sorte”
Planos profissionalizantes para os Meninos do Coque
Circulação de Música apresenta segundo módulo
Mimo revela talentos da Orquestra
Coque. De onde surgiu esse nome?
Contato para Eventos
Gabryella Boudoux
Fone: 81 9 9403-7296 (WhatsApp)
E-mail: eventosocc@gmail.com
Assessoria de Comunicação
Carlos Eduardo Amaral
Fone: 81 9 8831-9700 (WhatsApp)
E-mail: audicoes@gmail.com