POR

/

ENG

Sala de Concertos

Sala de Concertos Criança Cidadã e Escola de Música Maestro Cussy de Almeida

A Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque está totalmente engajada na construção da sua sede definitiva, a Escola de Música Maestro Cussy de Almeida, que será erguida ao lado do primeiro teatro totalmente acústico de todo o Norte/Nordeste do Brasil: a Sala de Concertos Criança Cidadã.

Os recursos necessários à construção estão sendo captados a partir dos incentivos fiscais da Lei Rouanet. O projeto, no valor de R$ 44 milhões, está aprovado pelo Ministério da Cultura (Minc). É o maior já avalizado pelo Minc no país.

O complexo arquitetônico da Orquestra será erguido em um terreno de 14.700 m² cedido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no final de 2010. O espaço, pertencente à Marinha, situa-se no bairro do Cabanga, entre as Zonas Norte e Sul do Recife, uma área valorizada pela localização, porém carente de infraestrutura. A edificação trará mudanças significativas para a Orquestra, a começar pelo atendimento, que será ampliado: de 170 crianças para 300 beneficiários. Devidamente equipada, a Criança Cidadã caminhará rumo à autossuficiência financeira, sonho antigo da diretoria do projeto.

A obra, além de se destacar pelo posicionamento geográfico, chama atenção pelos projetos de engenharia, arquitetura e acústica. Foram elaborados por profissionais renomados no Brasil e coordenados pela Odebrecht Infraestrutura, através da engenheira Manuela Modesto Dantas, responsável por Projetos Sociais da empresa. A Sala de Concertos será construída especificamente para apresentações musicais e poderá receber qualquer conjunto sinfônico de grande porte, nacional ou internacional. O projeto foi moldado no exemplo da Sala São Paulo, uma das melhores do País. O teatro, que permitirá, inclusive, a gravação de material fonográfico para discos profissionais, terá capacidade para 816 pessoas, divididas em uma plateia e um balcão mezanino.

O projeto acústico da Sala foi elaborado pelos consultores José Augusto Nepomuceno e Júlio Gaspar, com mais de 35 anos de experiência em projetos para teatros e salas de música no Brasil. Para atingir os níveis de isolamento sonoro necessários ao ambiente, foram estudadas construções especiais, como paredes de alvenaria de blocos de concreto, lajes flutuantes também de concreto, forros flutuantes de gesso e paredes externas especiais, que minimizam a influência de ruídos.

Já o projeto arquitetônico da Sala de Concertos e Escola de Música, de autoria da Pontual Arquitetos, foi idealizado para unir sofisticação e funcionalidade. O projeto possui a sobriedade e a nitidez que uma sala do tipo exige. A Escola de Música incorpora-se ao conjunto arquitetônico de forma harmônica e com acesso independente, criando, pela sua implantação, pátios de serviço e pátios de dispersão e contemplação.

LEI ROUANET - O sonho da construção da nova sede da Orquestra Cidadã só se tornou possível, em grande parte, devido à existência da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Rouanet. Idealizada para promover as expressões artísticas do Brasil, a Lei se destaca por sua política de incentivos fiscais: empresas e cidadãos podem, a partir dela, aplicar parte de seu Imposto de Renda em projetos culturais aprovados pelo Ministério da Cultura.

Qualquer cidadão pode contribuir com a edificação da nova sede da Orquestra. Para os interessados em apoiar, o contato com a Criança Cidadã pode ser feito através do e-mail orquestracriancacidada@gmail.com ou pelo telefone (81) 9229-9895.

A OBRA

• Ocupará 7.735 m² de área construída em um terreno de 14.700 m² localizado em frente ao 7º Depósito de Suprimentos do Exército — sede provisória do projeto social.
• É uma grande quadra formada pelas Ruas General Estilac Leal x Comandante Antônio Magalhães Matos x Comandante Arnaldo Varela x Camutanga, no bairro do Cabanga, no Recife.
• A captação dos recursos para sua construção já está aprovada, no valor de R$ 44 milhões.
• Com ela, a Orquestra Criança Cidadã passará a atender 300 crianças e adolescentes, no lugar dos 170 atuais.
• Contemplará três núcleos principais: Escola, Sala de Concertos e Administração. Serão dois pavimentos. O primeiro, com refeitório, lutheria, administração, Sala de Concertos e Sala de Ensaios; o segundo, com salas de prática e salas de aula.


PRÓXIMOS CONCERTOS

15/12/2019

6° Concerto Oficial da Temporada 2019

17/12/2019

Homenagem à OCC Ipojuca na Alepe

20/12/2019

Cantata Natalina na Fajolca

Clique aqui e baixe a Cartilha Lei Rouanet


Apoio

Acompanhe-nos nas Redes Sociais

Contato

Contato para Eventos

Gabryella Boudoux

Fone: 81 9 9403-7296 (WhatsApp)

E-mail: eventosocc@gmail.com

Assessoria de Comunicação

Carlos Eduardo Amaral

Fone: 81 9 8831-9700 (WhatsApp)

E-mail: audicoes@gmail.com

Newsletter

Gestão

“Onde há música não pode haver maldade”
Miguel de Cervantes

Zaite Tecnologia, Empresa desenvolvedora do site.