POR . ENG
Marcas

Blog

A viagem

A ideia dos Concertos pela Paz nasceu do idealizador e coordenador geral da Orquestra Criança Cidadã, João Targino, após visita à Fondazione Asilo Cavalsassi, em Roma, em abril de 2022. Na ocasião, ele e a presidente da Associação Orquestra Criança Cidadã, Myrna Targino, foram recebidos pela diretora educacional Elena Pascale, que programou uma apresentação musical com crianças que estudam na instituição e com professores que trabalham lá e também lecionam na Accademia Nazionale di Santa Cecília (mais importante conservatório musical de Roma).

"Depois de vermos aquelas crianças tocando e de falarmos da Orquestra Criança Cidadã e da situação atual do mundo, me veio um lampejo dessa ideia de a OCC, junto a músicos da Fondazione Calvasassi, tocarem um concerto na presença do Papa com músicos russos e ucranianos, num simbolismo da maior magnitude e numa demonstração de que, com a presença desses músicos produzindo arte, lado a lado, sem estarem em ambiente de guerra, estaríamos a revelar que 'na arte, não há guerra'", relata João Targino.

As conversações com a Fundação Cavalsassi tiveram início e, então, surgiu o convite da Charis Internacional para a presença em Roma, nos dias 3 e 4 de novembro de 2023, "Pino Scafuro, moderador da Charis Internacional, aprovou a ideia, fiz uma carta para o Papa Francisco, e o Papa aprovou, sobretudo, por ter uma conotação de paz muito forte", completa Targino. Além da Fondazione Cavalsassi e da Charis Internacional, a Comunidade Obra de Maria está participando ativamente da organização dos Concertos pela Paz e apoiando a Orquestra Criança Cidadã nessa missão.

As apresentações terão lugar no altar-mor da Basílica de São Pedro e na Sala Paulo VI, respectivamente. Este segundo concerto contará com a presença do Papa Francisco. A Orquestra Criança Cidadã irá levar 25 músicos e oito profissionais para o Vaticano, os quais irão se agregar a músicos ucranianos, russos e italianos, sob regência dos maestros José Renato Accioly, atual coordenador musical do projeto, e Lanfranco Marcelletti Jr., seu antecessor no cargo e regente convidado.

Comitiva

Faça o download

Repertório

Faça o download